11 passos para uma desintoxicação digital eficaz e sustentável

11 passos para uma desintoxicação digital eficaz e sustentável

Desintoxicação Digital: Como Melhorar a Relação com a Tecnologia

Embora o acesso à tecnologia digital nos facilite a vida diária e nos ofereça um leque infinito de conhecimentos, o uso excessivo de ecrãs pode trazer alguns malefícios: fadiga, ansiedade, insónia, mudanças de humor, falta de concentração, depressão, problemas de apetite, etc. Pouco importa se somos dependentes de dispositivos digitais ou utilizadores moderados. É imprescindível reduzir o tempo que passamos na Internet para manter (ou recuperar) uma boa saúde física e mental.

Como é que te podes desligar sem ires para um retiro de desintoxicação digital de 15 dias? Não precisas de esperar pelas próximas férias para desligares o Wi-Fi e isolares-te do mundo. Aqui tens 11 técnicas fáceis de pôr em prática para mudares a tua relação com a tecnologia digital e fazeres uma desintoxicação digital.

  1. Determina as razões e os objetivos da tua pausa para descanso digital Antes de te privares de qualquer dispositivo ligado à internet, para e pensa um pouco. Basta responderes a algumas perguntas para conheceres melhor os teus hábitos e como funcionas.
    • Que papel desempenham os ecrãs na minha vida diária: smartphone, computador, televisão, tablet, smartwatch, etc.?
    • Quantas horas por semana passo na internet? E-mails, WhatsApp, redes sociais, Netflix e outras aplicações.
    • O que procuro ao estar (hiper) conectado? O reconhecimento, a inspiração, a evasão, etc.
    • Tenho medo de perder informações se não estiver conectado? Esta síndrome, conhecida como FOMO (Fear of missing out), traduz-se num medo permanente de perder uma notícia ou um anúncio que gere interação social.
    • Sofro algum destes sintomas: baixa moral, fadiga visual, excitação mental, stress, etc.?
    • Que mudanças quero alcançar com o meu jejum digital? Gostaria de ter mais tempo livre, poder concentrar-me mais, ter um maior equilíbrio, etc.
    Depois de fazeres o balanço da situação e definires os teus objetivos, poderás basear-te nas diferentes dicas a seguir para estabelecer um programa de desintoxicação digital progressivo e personalizado.
  2. E-mails, SMS, aplicações: melhora a tua presença digital! Agora que tens consciência do tempo que passas em frente ao ecrã e de por que queres fazer uma pausa digital, é hora de melhorar.
    • Organiza as tuas pastas para guardar apenas os contactos mais importantes.
    • Liberta os teus sistemas de mensagens e chat de conversas obsoletas: messenger, SMS, e-mail, WhatsApp, Telegram, etc.
    • Elimina todas as aplicações do teu ecrã inicial que não sejam imprescindíveis: Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, Candy Crush, etc.
    Não só vais sentir-te mais leve, como estarás a fazer algo bom pelo planeta ao reduzires a tua pegada de carbono.
  3. Compra um despertador e um relógio para substituir o teu smartphone É certo que o relógio do telemóvel é prático para verificar as horas, mas quantas vezes é que verificas e-mails e as redes sociais mesmo quando estás prestes a ir dormir ou assim que acordas? Para evitar a tentação, investe num bom despertador e num relógio, e deixa o telemóvel na sala antes de te deitares. Vais conseguir ter um sono de melhor qualidade e é menos provável que te distraias durante o dia.
  4. Aproveita o teu tempo livre com a desintoxicação digital Queixas-te frequentemente de que não tens tempo? Imagina todas as coisas que podes fazer nas horas que costumavas passar com o teu smartphone: ouvir música, redescobrir o gosto pela leitura, desfrutar de um café, ver os teus amigos, etc. Aqui tens 3 dicas para te desligares ao máximo no teu tempo livre:
    • Escolhe um disco ou um CD em vez de um serviço de streaming de música.
    • Substitui a tua leitura de notícias e revistas digitais por um jornal ou um livro.
    • Em vez de tirares fotos constantemente, passeia pelo teu bairro e observa o teu ambiente.
    Com um pouco de prática e organização, podes até deixar o telemóvel em casa quando sais, dependendo da ocasião.
  5. Está realmente presente nos teus encontros sociais Quer seja num encontro romântico, num jantar com amigos ou numa reunião de negócios, já te deparaste com alguém que está constantemente a olhar para o telemóvel em vez de acompanhar a conversa? Ou pior, fazes o mesmo? Diverte-te a contar o número de vezes que pegas no telemóvel. Identificar estes automatismos inconscientes vai permitir-te deixar os e-mails para uma reunião e voltar a prestar atenção à conversa.
  6. Concentra-te no desporto e nas atividades criativas sem telemóvel Ao ficarmos colados a um ecrã o dia todo, por vezes tendemos a esquecer-nos de que passar tempo sem um smartphone é mais fácil do que parece. A única coisa que tens de fazer é manter as mãos e a mente ocupadas. Yoga, cerâmica, equitação, jardinagem, natação... Multiplica as atividades físicas desligando o telemóvel antes de cada sessão.
  7. Descobre os benefícios de escrever à mão Poderíamos pensar que o facto de estarmos constantemente ligados nos torna mais recetivos e produtivos. No entanto, acontece o contrário. A ligação permanente promove a fadiga mental, o stress e a irritabilidade. Por isso, os momentos de descanso longe do ecrã são essenciais para que o cérebro funcione corretamente. Em vez de anotares tudo no bloco de notas do teu smartphone, habitua-te a escrever à mão.
  8. Planifica o teu tempo de jejum digital Como qualquer nova prática, mudar a relação com o digital requer rigor e planeamento. Não sejas demasiado exigente contigo e vai aos poucos. Começa por anotar na tua agenda os períodos de tempo sem computador e sem portátil.
  9. Estabelece zonas de corte digital Define zonas onde seja proibido ligares-te à internet. Assim, saberás que, cada vez que entrares nestas zonas, tens de deixar os teus dispositivos à porta.
  10. Gere as tuas consultas compulsivas Utilizar uma aplicação móvel para passar menos tempo com o teu smartphone pode ser incrivelmente eficaz. Existem aplicações que te permitem bloquear o acesso às tuas mensagens e redes sociais durante determinados períodos.
  11. Conta à família e aos amigos que te desligaste do mundo digital. É importante informar o teu círculo pessoal e profissional sobre a tua rutura digital. Não hesites em programar mensagens de ausência e indicar a tua disponibilidade.

Embora pareça difícil deixar para trás o vício digital, existem inúmeras alternativas para aliviar a vida diária. Voltar ao básico, atividades criativas e desportivas, escrita terapêutica e apoio de amigos e familiares são algumas formas de ganhar serenidade e liberdade ao superares o teu vício.