
Ansiedade Matinal
São 8 da manhã, o alarme toca e a sensação é de inquietação, nervosismo, cansaço e até opressão no peito. Mal o dia começou, o corpo dispara todos os alarmes de que algo não está bem. Se te sentes assim, talvez estejas a sofrer episódios de ansiedade matinal.
Pode ser que o stress se tenha tornado mais um elemento da vida diária, mas quando os sintomas se traduzem em sinais físicos, é mais do que um estado de stress e há que analisar o que está a acontecer.
Fatores como a insónia, a pressão no peito ou até o formigueiro nas mãos podem denunciar o descontrolo do stress. Mas o que significa ter ansiedade matinal? O que posso fazer para melhorar este estado?
O que é a ansiedade matinal?
Sem que ainda se tenha tornado um termo médico, a ansiedade matinal significa ter despertares acompanhados de sensação e sintomas de stress e preocupação. Geralmente, um estado de ansiedade matinal costuma estar ligado a sofrer de transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Quando os estados de preocupação excessiva se prolongam durante meses e acabam por afetar o dia a dia das pessoas que o sofrem, podemos falar de um transtorno de ansiedade generalizada.
Sintomas da Ansiedade Matinal
Mas que sintomas pode provocar a ansiedade matinal?
- Sensação de inquietação, "nervosismo" ou "tensão", inclusive sinais de ataque de pânico, como a opressão no peito.
- Irritabilidade.
- Fadiga e cansaço.
- Tensão muscular, contraturas, dor de cabeça, frequência cardíaca mais alta do que o normal ou dificuldade em respirar.
- Impossibilidade ou dificuldade em concentrar-se em algo.
- Ficar em branco na hora de dizer uma palavra ou contar algo.
Pode ser que não tenhamos todos estes sintomas e pode ser que se manifestem de maneira mais ou menos intensa, mas quando a sensação se apodera do nosso dia a dia, algo está a acontecer. É importante detetar se temos algum destes sintomas e, sobretudo, estar conscientes do motivo que pode estar a desencadear estes sintomas.
Quando o processo de stress se descontrola, é importante ir ao médico para que avalie o nosso caso e começar a tratar a ansiedade e o stress.
Por que acordo com ansiedade?
Possivelmente porque estamos a viver um processo de ansiedade generalizada. Em cada indivíduo pode ocorrer por motivos diferentes e nem todos respondemos da mesma maneira às situações stressantes. Isso sim, há uma série de fatores que podem potenciar esse despertar ansioso.
- Os níveis de cortisol, ou seja, a “hormona do stress”, são mais altos em pessoas que vivem com maior nível de stress na sua vida e, além disso, são mais elevados à primeira hora do dia.
- Tanto o que comemos como o que bebemos à primeira hora da manhã pode aumentar os níveis de stress. Por exemplo, o consumo de açúcar e cafeína pode aumentar a sensação de ansiedade matinal.
- Também o que consumimos para jantar ou nas últimas horas do dia pode potenciar um despertar mais ansioso. Limitar o consumo de álcool, cafeína ou açúcar ajudará a ter despertares menos ansiosos.
- Se ao começar o dia temos sensação de medo e não temos estabelecida uma rotina matinal de tarefas, pode aumentar a sensação de stress. Se estabelecermos uma rotina do passo a passo do nosso despertar, ajudará a controlar a sensação de medo.
Como aliviar a ansiedade matinal?
Além de controlar o que ingerimos nas primeiras horas do dia, existe uma série de ações que podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade matinal.
- Exercícios de respiração: Ao despertar, tenta concentrar-te na respiração durante uns minutos para controlar o ritmo e reduzir a sensação de ansiedade.
- Evitar fumar ao despertar: O tabaco aumenta a ansiedade e recomenda-se evitar fumar durante a manhã.
- Praticar desporto: Praticar desporto ajuda a regular os níveis de cortisol. Mas nas horas antes de ires dormir é melhor recorrer às rotinas de yoga ou alongamentos suaves.
- Tentar organizar o tempo que dedicamos ao pequeno-almoço e ao despertar: Se dedicarmos pouco tempo ao pequeno-almoço, isso pode fazer com que andemos acelerados mal começa o dia.
- Tomar o pequeno-almoço com calma e preferencialmente com hidratos de carbono e frutas.
- Evitar jantares copiosos: Um jantar pesado pode aumentar os níveis de cortisol durante a noite, por isso recomenda-se fazer jantares leves.
Insistimos: Se estas orientações não forem suficientes, consulta um profissional de saúde.