Cinta pós-parto: sim ou não?

Cinta pós-parto: sim ou não?

A cinta pós-parto

A cinta pós-parto é uma peça de vestuário que serve para dar suporte ao abdómen e à coluna, e ajuda a reduzir a dor lombar após a gravidez e o esforço do parto.

Após o parto, o corpo atravessa um período de mudanças. Os órgãos e tecidos devem voltar ao lugar original, o útero recupera o tamanho, e é normal que a barriga fique inchada durante semanas. No entanto, com a ajuda de uma cinta pós-parto e a pressão que esta exerce, é possível acelerar o processo de recuperação.

A melhor cinta pós-parto

Se já pesquisaste em lojas físicas ou online, terás comprovado que a variedade deste tipo de cintas é bastante ampla. Para te ajudar a escolher, recomendamos que tenhas em conta 2 características principais:

  1. Tamanho. Para que funcione corretamente, é imprescindível que escolhas o tamanho apropriado segundo o teu perímetro e o comprimento do teu tronco. Só assim será possível que o tecido faça o seu trabalho e será mais confortável.
  2. Comodidade. A cinta que escolheres deve poder usar-se mais ou menos apertada para oferecer diferentes níveis de compressão e, além disso, convém ter em conta o material de que é feita. O ideal é que seja suave e transpirável, como o algodão. Também é interessante que contenha uma percentagem de tecido elástico ou poliéster, já que lhe conferem flexibilidade e durabilidade.

Tendo em conta ambos os aspetos, a melhor cinta pós-parto será aquela que se ajuste por completo ao teu corpo e necessidades.

Quando usar cinta pós-parto?

Embora, em geral, a cinta pós-parto possa começar a ser usada logo após o parto, assim que o teu corpo se sentir confortável com ela, é sempre aconselhável consultar o médico antes de fazê-lo, para saber qual é o momento e a forma mais recomendável de colocá-la em cada caso particular.

Além disso, há que ter presente que a compressão também exerce mais pressão sobre o pavimento pélvico, que está especialmente débil após o parto. Em caso de incontinência ou prolapso vaginal, é especialmente importante avaliar o uso da cinta pós-parto com a ajuda de um ginecologista.

Quanto ao tempo de uso, este costuma ir desde as 8 semanas aproximadamente, que é o que o corpo costuma precisar para recuperar por completo, até quando se desejar. O que é importante ter em conta é que não deve ser usada durante todo o dia, sendo aconselhável fazer pausas, especialmente à hora de dormir ou se aparecer vermelhidão ou comichão na pele.

Cinta pós-parto e cesariana

O uso de uma cinta pós-parto após um parto por cesariana também pode contribuir para aliviar a dor relacionada com a operação, seja pela incisão ou pela acumulação de gases própria da intervenção. Além disso, favorece a recuperação da mobilidade e contribui para facilitar o caminhar durante mais tempo após a cirurgia.

Além disso, também pode ser útil durante a gravidez, para quando aparece a distensão abdominal.

Independentemente da cinta que escolheres, deves sempre ter presente que a sua finalidade é proporcionar suporte e favorecer a recuperação após o parto, mas não estão desenhadas para favorecer a perda de peso.

Neste aspeto, o conveniente é adotar bons hábitos alimentares, fazer exercício dentro das possibilidades de cada pessoa e, sobretudo, ter paciência. Cada corpo é um mundo e a velocidade com que se perde peso depois da gravidez depende de muitos fatores. Cuida de ti e dá tempo ao tempo!