
Sabemos que a firmeza e elasticidade da pele dependem em grande parte do colagénio, uma proteína essencial. Mas sabias que o colagénio te pode ajudar a ter um cabelo também mais saudável e forte?
"O segredo está na alanina"
Um aminoácido que faz parte tanto do colagénio como da queratina, afirma Aïna Munné, a nossa Especialista em Dermocosmética e fórmulas. Assim, todos os benefícios do colagénio ingerido também te podem ajudar a cuidar do cabelo e evitar a sua queda.
O colagénio para o cabelo é o segredo para ter um crescimento saudável e forte, além de brilhante e espesso. A alanina contida no colagénio, tal como a biotina e o zinco, são essenciais para a pele e o cabelo, mas com o passar do tempo diminui a produção de folículos pilosos e fibras que lhe dão forma. Como consequência desta falta, o nosso cabelo fica baço, torna-se fraco, quebradiço, sem brilho e até pode chegar a cair. Por isso, tomar produtos com colagénio será essencial para cuidar da cabeleira.
Como nos conta Aïna, "aqui devemos distinguir se aplicamos o colagénio de forma superficial, por exemplo com um champô ou um produto de cabelo, ou então se o ingerimos". Ou seja, aplicado de forma tópica tem efeitos diferentes. "O colagénio é uma proteína muito grande, que não se absorve através da pele nem do couro cabeludo, por isso, se o aplicarmos no cabelo terá um efeito protetor".
Benefícios do colagénio para o cabelo
- Ajuda a travar a queda do cabelo: "às vezes não ingerimos as proteínas suficientes com a dieta, e isso afeta tudo: o cabelo é uma das partes que mais se ressentem", conta-nos Aïna. Tomar colagénio pode ajudar a contrariar este processo, já que nos ajudará a fornecer nutrientes necessários para a formação de cabelo desde a raiz.
- Mantém o cabelo forte e resistente.
- Ajuda a um crescimento mais rápido.
Benefícios dos produtos capilares com colagénio
- Protege a fibra capilar do desgaste: o colagénio recobre a fibra e ajuda a proteger o cabelo de ferramentas de calor, como o secador ou as pranchas, ou então do desgaste diário (praia, piscina, pentear o cabelo, etc.).
- Mantém o cabelo brilhante e maleável ao recobrir a fibra capilar.
Pode-se fazer de duas maneiras, bem de forma única ou combinando-as. Existem suplementos que podem ser ingeridos para recuperar esta proteína e que, além de cuidar do teu cabelo, serão benéficos para a saúde de cartilagens, ossos, unhas e pele. E a segunda forma é com o uso de uma gama de cosméticos capilares: champôs, máscaras e séruns com esta proteína.
Suplementos recomendados
- Drasanvi Collmar cabelo é um complemento alimentar perfeito para melhorar a saúde e o aspeto do teu cabelo visivelmente. Está enriquecido com colagénio marinho hidrolisado e queratina, conseguindo fortalecer o cabelo desde a raiz para evitar processos de queda excessiva. Além disso, contém biotina e zinco para melhorar as condições normais do teu cabelo, impedindo que o seu aspeto se deteriore e fique baço a cada dia. Como se toma? Bastam 10 g (2 colheres doseadoras) misturados com água ou sumo. Recomenda-se consumir o produto pelo menos durante 3 meses. Em muito pouco tempo conseguirás um cabelo saudável, forte e resistente!
- Colagénio com magnésio de LaJusticia é uma solução ideal para fortalecer o cabelo e as unhas. É preciso tomar 3 colherzinhas de sobremesa por dia, repartidas nas principais refeições com líquidos, purés, iogurte, etc.
- Cápsulas de BioSil, complemento alimentar líder nos EUA. Estas cápsulas ajudam o corpo a regenerar o colagénio e contribuem para incorporar as três “proteínas da beleza”: colagénio, queratina e elastina. O seu principal ingrediente, o ácido ortossilícico, é necessário para que o corpo gere colagénio, pelo que a sua toma é perfeita para melhorar a condição das articulações, tecido conectivo, cabelo, ossos e artérias.
- Gel-champô Pon-emo com Colagénio protege o couro cabeludo e consegue devolver volume ao cabelo. Além disso, evita a descamação e a secura do tecido cutâneo.
Aproveita todos os benefícios do colagénio e exibe um cabelo de sonho!