Artigos em destaque
Perguntas frequentes

Sim, a obesidade é considerada uma das epidemias do séc. XXI. A obesidade é um fator de risco em doenças não transmissíveis, entre as quais:

  1. As doenças cardiovasculares (como as cardiopatias ou os acidentes vasculares cerebrais)

  2. A diabetes

  3. Os transtornos do aparelho locomotor (especialmente a osteoartrite)

  4. Alguns tipos de cancro

Segundo a OMS, desde 1975 os casos de obesidade quase triplicaram em todo o mundo.

Espanha está na posição 22 dos países mais obesos do mundo, e na posição 9 se compararmos apenas com países da União Europeia.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

  • Excesso de peso: Caracteriza-se por ter um IMC superior a 25 kg/m2. Considera-se uma condição ou fator de risco.

  • Obesidade: Caracteriza-se por ter um IMC superior a 30 kg/m2. Considera-se uma doença.

Esta medição não leva em conta outros dados importantes como a percentagem de gordura corporal ou a constituição física, entre outros.

O teu médico de família, endocrinologista ou nutricionista utilizará o IMC juntamente com outros fatores relacionados com a tua saúde para determinar se tens ou não obesidade.

Termos chave
ObesidadeExcesso de peso
Obesidade
A obesidade é uma doença caracterizada por um excesso de gordura corporal, que pode acarretar graves problemas de saúde e o agravamento de algumas doenças. Um dos critérios utilizados para o diagnóstico é o IMC (índice de massa corporal) e estabelece-se que se for superior a 30 kg/m2 a pessoa apresenta obesidade. Também costumam ser avaliados outros fatores, como a percentagem de gordura corporal, a presença de fígado gordo, etc.