
O contorno de olhos é uma das partes mais delicadas do rosto
É também uma das que mais nos preocupam, já que é onde primeiro começam a aparecer os sinais de envelhecimento e onde mais se manifesta o cansaço, a falta de sono ou até algumas doenças, como a alergia.
As olheiras escuras são muito comuns e podem ter origens muito distintas. Um dos segredos para as tratar é identificar que tipo de olheira escura tens na hora de escolher um tratamento adequado.
Olheiras castanhas
As olheiras castanhas são as chamadas olheiras pigmentares e produzem-se por uma acumulação de melanina na zona do contorno dos olhos. Costumam ser genéticas, pioram com a exposição solar e com a idade. Para as tratar, o melhor é escolher contornos de olhos com ingredientes despigmentantes como o ácido kójico, a vitamina C ou o retinol. Evita ao máximo possível o sol.
Os nossos favoritos para tratar as olheiras castanhas:
- Contorno de olhos da gama C-Vit de Sesderma
- Endocare Radiance Contorno de Olhos Antiolheiras
- La Roche-Posay Redermic Vitamina C Olhos
Olheiras avermelhadas ou roxas
Estas produzem-se pela acumulação de sangue devido a uma má circulação local. Ainda que a sua coloração vá do vermelho ao azul, também podem ter o aspeto de uma nódoa negra, passando por tonalidades amarelas ou acinzentadas. Se sentes que a tua olheira muda muito de cor dependendo de se dormiste bem, provavelmente tens este tipo de olheira. Para as olheiras vasculares, os teus ingredientes aliados são os que reforçam a microcirculação como o ruscus, a vitamina K, a cafeína ou o ginkgo biloba.
Produtos recomendados para olheiras roxas ou avermelhadas:
- K-Ox Eyes de ISDIN
- Endocare Cellage Contorno de Olhos
- Vichy Minéral 89 Reparador Fortificante de Olhos
Olheiras mistas
São uma combinação de ambas as situações anteriores: uma parte de pigmento escuro e outra parte de olheira vascular. É o tipo de olheira mais comum. Neste caso, o ideal será procurar um produto que combine vários tipos de ingredientes tratantes.
- La Roche-Posay Pigmentclar Olhos
- Sensilis Eternalist AGE Contorno de Olhos
- Avène DermAbsolu Contorno de Olhos
6 conselhos infalíveis para eliminar as olheiras escuras
Ainda que sejam muito difíceis de eliminar, há alguns truques para as minimizar ao máximo e que se notem menos.
- Dormir um mínimo de 7 horas diárias. O descanso suficiente é a melhor forma de minimizar as olheiras, sobretudo aquelas produzidas pela má circulação.
- Beber água para assegurar que o nosso corpo está hidratado. Isso ajudará a manter os tecidos saudáveis, inclusive nas olheiras.
- Eliminar bem a maquilhagem antes de te deitares com a ajuda de um limpador específico para o contorno dos olhos. Por exemplo, são muito úteis os óleos de limpeza, a água micelar e os produtos bifásicos.
- Ter hábitos saudáveis, tanto de alimentação como de exercício. Fumar, por exemplo, é um dos maus hábitos que mais se reflete no contorno de olhos.
- Usar óculos de sol. As olheiras escuras, especialmente as pigmentares, pioram com a exposição solar. Uns bons óculos de sol minimizarão o risco de que piorem, além de prevenir rugas e perda de firmeza na delicada zona do contorno dos olhos.
- Utilizar um corretor antiolheiras de um tom similar ou um pouco mais claro que a tua pele.