
Os batidos de proteína têm uma única função: fornecer um aporte de proteínas extra ao nosso organismo. No entanto, a razão pela qual incluímos (ou não) este complemento alimentar na nossa dieta pode variar. Algumas destas razões são uma carência alimentar ou alimentação incompleta, dietas vegetarianas ou veganas, como ajuda na perda de peso, por questões médicas específicas ou, a mais comum: para potenciar o ganho de massa muscular, o rendimento e a recuperação.
Devo tomar o meu batido de proteínas antes de dormir?
Existem diversas razões pelas quais tomar proteína whey (ou de outro tipo, como a de soja ou ervilha) e, em função destas, pode variar o momento ideal para as tomar.
Para resumir brevemente, se o que procuras é substituir refeições numa dieta de défice calórico sem comprometer os teus músculos ou necessitas complementar a dieta para alcançar níveis adequados de macronutrientes, não existe um momento específico em que as devas tomar. Podes substituir o jantar por um batido de proteínas, tomá-lo entre refeições para que não te tire o apetite nas refeições principais… Isso fica ao teu critério, segundo as tuas necessidades e gostos.
No entanto, se és desportista e o que procuras é tomar batido de proteínas para aumentar massa muscular, a seguir, explico-te qual é o melhor momento para o fazer e porquê.
O que é a janela metabólica?
A janela metabólica é um período de tempo após a realização de exercício durante o qual a ingestão de proteínas e hidratos de carbono favorece a síntese proteica muscular e a recuperação. Ao contrário da crença generalizada de que este espaço de tempo é de apenas meia hora, existem estudos que indicam que esta pode prolongar-se entre 12 e 24 horas após o treino.
Por isso, não é necessário tomar o batido de proteínas imediatamente após terminar o exercício; bastaria introduzir uma quantidade adequada de proteína (seja através da comida ou em forma de suplementação) nas 3 ou 4 horas posteriores ao treino.
Qual é o melhor batido de proteínas?
Tão pouco existe um único momento ideal para o tomar, escolher o melhor batido de proteínas dependerá de:
- Se procuramos proteína pura ou que também contenha hidratos de carbono.
- O teu gosto em relação a sabores: doces, frutados, neutros para poderes adicioná-lo a outros alimentos.
- As tuas preferências pessoais em relação à textura, origem vegetal ou animal.