
Dicas para Exfoliação da Pele no Verão
Durante as épocas em que a pele está mais exposta ao sol, é importante evitar ácidos exfoliantes fotossensibilizantes. Estes produtos podem deixar a camada córnea desprotegida e, com a ação dos raios UV, podem surgir irritações, manchas ou acelerar o envelhecimento precoce da pele.
Por isso, é habitual que no verão deixemos de usar produtos como o retinol e os AHA (entre eles o ácido glicólico), assim como os exfoliantes físicos abrasivos.
Exfoliar a pele de forma suave no verão tem muitos benefícios: ajuda a refinar a camada córnea engrossada pela exposição solar, minimiza o aparecimento de imperfeições em peles propensas e mantém a tua pele suave e luminosa. E sim, há produtos adequados para exfoliar a pele no verão.
No entanto, é preciso ter precaução: que não sejam fotossensibilizantes não significa que se possam usar sem cuidado sob o sol. Se te fores bronzear na praia ou noutro lugar com um índice UV elevado (como a neve ou um terraço numa cidade), evita-os ou usa-os com moderação e sempre com um fator de proteção solar alto durante o dia.
Que ácidos exfoliantes se podem usar no verão?
- Gluconolactona: É um exfoliante de terceira geração do grupo dos polihidroxiácidos (PHA) e é muito adequado para peles sensíveis. Os seus efeitos são similares aos do ácido glicólico, mas é muito mais suave e não tem efeito fotossensibilizante. Promove a hidratação da pele e ajuda a atenuar manchas e linhas finas.
- Ácido lactobiónico: Similar à gluconolactona, tem propriedades iluminadoras e cicatrizantes, além de ser antioxidante. É adequado para todo o tipo de peles, especialmente as mais sensíveis.
- Ácido salicílico: Este betahidroxiácido (BHA) é adequado para usar no verão com moderação. É ideal para peles mistas e oleosas, já que ajuda a eliminar pontos negros e acumulação de queratina, além de ser anti-inflamatório e bacteriostático, o que o torna ideal para peles com tendência para acne.
Produtos com gluconolactona (PHA) que se podem usar no verão
- SVR Sebiaclear sérum: Adequado para peles sensíveis e oleosas que procuram tratar imperfeições e sinais de envelhecimento. Contém 14% de gluconolactona.
- SVR C máscara anti ox: Um exfoliante de ação pontual com 4% de gluconolactona, vitamina C, niacinamida e ácido hialurónico. Não se recomenda a sua utilização se te fores expor ao sol.
- Neostrata Restore limpa-dor facial: Oferece uma ação exfoliante suave e é seguro para peles delicadas ou sensibilizadas.
- Patyka sérum anti-imperfeições: Ideal para peles sensíveis e oleosas, ajuda a minimizar marcas de borbulhas, poros dilatados e pontos negros.
Produtos com ácido lactobiónico (PHA) que se podem usar no verão
- Benton PHA peeling toner: Contém ácido lactobiónico, ácido hialurónico e água de flor de centáurea, ajudando a retirar células mortas suavemente.
- Neostrata Restore Bionica creme: Contém ácido lactobiónico e gluconolactona, é um creme anti-idade para peles normais a secas.
Produtos com ácido salicílico (BHA) que se podem usar no verão
- Caudalie Vinopure sérum anti-imperfeições: Ajuda a minimizar imperfeições e poros, ideal para tratar borbulhas em peles problemáticas.
- Nuxe Bio Organic máscara de limpeza microexfoliante: Oferece uma exfoliação mecânica e purifica a pele, ideal para peles congestionadas.
Como usar os exfoliantes ácidos no verão
Ainda que os PHA e BHA sejam seguros para usar no verão, é importante usá-los com precaução e prestar atenção ao estado da pele antes de os aplicar. Se a tua pele estiver mais sensível do que o normal ou se estiveste ao sol, é melhor não os usar. Também se recomenda aplicá-los à noite, em formato de máscara, tónico ou produto de limpeza facial.
Faz uma boa introdução ao ingrediente aplicando o tónico com ácidos exfoliantes um dia sim e um dia não, ou usando a máscara só uma vez por semana. E lembra-te: usa um fator de proteção solar durante o dia se exfoliares a pele no verão.