Ingredientes cosméticos que deves evitar em épocas de muito sol

Ingredientes cosméticos que deves evitar em épocas de muito sol

O sol e os ingredientes cosméticos

O sol é incompatível com o uso de alguns ingredientes cosméticos. Por isso, no verão, recomenda-se adaptar as rotinas faciais e dispensar alguns, como, por exemplo, o ácido glicólico ou o retinol.

Existem outros ingredientes que geram muitas dúvidas e que, no entanto, são totalmente adequados para usar no verão: o ácido hialurónico ou a vitamina C.

Recebemos radiação solar intensa durante todo o verão, tanto se nos expomos ao sol na praia como a que recebemos ao passear, ao beber algo numa esplanada ou ao fazer qualquer outra atividade ao ar livre.

Por isso, quer o teu plano seja bronzear-te na praia ou não, existem ingredientes cosméticos que te recomendamos evitar.

Diferença entre fotossensível e fotossensibilizante

Fotossensível e fotossensibilizante são dois conceitos distintos, embora se costumem confundir. E devemos enfatizar isto antes de nos aprofundarmos no assunto.

Por um lado, os ingredientes ou produtos fotossensíveis são aqueles que se oxidam com o contacto da luz solar. Ou seja, a sua estrutura química é danificada e perdem propriedades. Um dos exemplos mais típicos é a vitamina C, que, se não estiver bem estabilizada e num recipiente de vidro opaco, se degrada facilmente quando a luz incide sobre ela.

A vitamina C oxidada costuma ter um tom alaranjado, por isso, se o teu sérum ou produto com vitamina C ficar dessa cor, estragou-se.

Por outro lado, o termo fotossensibilizante refere-se a substâncias que, aplicadas sobre a pele, geram uma reação negativa em contacto com a radiação solar. Por exemplo, podem provocar queimaduras, hipersensibilização, erupções alérgicas, etc.

Nas fórmulas cosméticas, costuma-se indicar se o produto é fotossensibilizante, recomendando o seu uso se não te fores expor ao sol e o uso de proteção solar. O mesmo acontece com alguns fármacos fotossensibilizantes, costuma estar bem indicado na embalagem.

Lista de ingredientes a evitar durante o verão

  1. AHA (ácido glicólico, láctico, cítrico, málico, kójico…): por serem esfoliantes, deixam a camada córnea desprotegida, o que a torna mais vulnerável aos efeitos negativos do sol. Não se definem exatamente como fotossensibilizantes, mas qualquer tratamento que implique uma renovação celular intensa estará contraindicado. É melhor usá-lo em épocas de menos sol.
  2. Óleos essenciais não diluídos, especialmente: bergamota, limão, lima, tangerina, laranja e verbena.
  3. Retinol: existem algumas exceções. Se já o utilizavas durante o inverno, o que podes fazer no verão é baixar a concentração e espaçar o seu uso. E, claro, usá-lo apenas à noite. Se vais incorporar um produto com retinol pela primeira vez (ou estás há meses sem usá-lo), é melhor não o fazeres no verão. Também podes optar por uma alternativa ao retinol que ganha cada vez mais popularidade: o bakuchiol.
  4. Hidroquinona: está presente em alguns tratamentos para as manchas da pele e o seu uso está contraindicado se a pele se for expor ao sol.
  5. Peróxido de benzoílo: é um ingrediente habitual em preparações para tratar o acne, especialmente as lesões pontuais. Costuma ser um produto sujeito a aconselhamento dermatológico e é preciso evitar o seu uso no verão devido às suas propriedades fotossensibilizantes.
  6. Prescrições médicas tópicas: consulta a tua dermatologista ou farmacêutica caso tenhas alguma dúvida sobre se o que te foi receitado podes usar em época solar.

E o ácido hialurónico?

O ácido hialurónico é totalmente adequado para usar em épocas de sol. Embora o nome costume confundir, por conter a palavra “ácido”, na realidade é um polissacárido que atua como lubrificante e tem grande poder hidratante.

E a vitamina C?

A vitamina C é um ingrediente fantástico para tratar a pele no verão. Em altas concentrações, pode ser um pouco irritante, uma vez que tem propriedades renovadoras da camada córnea. Em concentrações baixas, é ideal para esta época, tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater os danos solares (atenção, usar sempre proteção solar ao usar vitamina C). Se tiveres dúvidas ou a pele extra sensível, podes incorporá-lo na rotina da noite para beneficiares de todas as suas propriedades. Além disso, se o fizeres em forma de ampolas, evitarás que o produto se oxide.