
O efeito pilling e como evitá-lo
Não há nada mais irritante do que aplicar um creme e, passados poucos minutos, aparecerem umas bolinhas (ou pedacinhos) de produto no rosto. Este efeito, conhecido como efeito pilling ou efeito borracha, pode ocorrer com todo o tipo de produtos, em especial os protetores solares de toque seco ou os produtos hidratantes sem fase gorda, como, por exemplo, um sérum de ácido hialurónico.
Por que ocorre? A razão está na composição: há um tipo de ingredientes, os chamados film formers, que são utilizados para gerar uma camada sobre a pele para que o cosmético assente e deixe a pele suave. Costumam ser polímeros que retêm a água na pele, como se fosse uma malha invisível. O problema está em que, algumas vezes, ao massajar este tipo de produtos, acabamos por romper o film que produzem, gerando as incómodas bolinhas ou rolinhos de creme. Quando isto acontece, costumamos pensar que é culpa do produto, "que está mal formulado". Às vezes, é algo que os especialistas em fórmulas não podem evitar: acontece apenas em algumas peles e geralmente são aquelas que absorvem o produto de forma mais rápida.
Como evitar que um cosmético esfarele
- Aplica menos quantidade de produto ou divide a aplicação em duas vezes: Às vezes, as bolinhas aparecem porque usamos uma quantidade exagerada de produto, por isso, experimenta com menos quantidade para ver o que acontece. Por exemplo, ainda que um sérum seja hidratante, é melhor aplicá-lo em pouca quantidade e, depois, um hidratante, do que aplicar uma quantidade exagerada de sérum para hidratar: o sérum não foi pensado para isso! No caso de estares a aplicar um protetor solar, não podes diminuir a quantidade para evitar que esfarele, já que deves assegurar-te de que usas a quantidade adequada (aproximadamente a quantidade de produto que cabe em cima de dois dedos para todo o rosto). Nesse caso, experimenta este truque: aplica primeiro o equivalente a um dedo, deixa que se absorva bem e, depois, aplica o outro dedo.
- Revê a ordem de aplicação dos produtos: A ordem altera o resultado no que diz respeito à rotina cosmética. Ainda que os ativos se absorvam na mesma, é preciso evitar o efeito pilling e um dos truques é jogar com a ordem dos produtos. Por exemplo, se costumas utilizar dois séruns, inverte a ordem em que os usas para ver se evitas que esfarele. O único produto que deveria ir sempre no final da rotina é o protetor solar. Enquanto não variares isso, podes experimentar a sequência de aplicação que melhor te funcionar.
- Experimenta com outras combinações na rotina: Podes experimentar variações da tua rotina, por exemplo, simplificá-la. Se usares menos produtos, é provável que possas evitar o efeito de esfarelamento, já que, às vezes, não é devido aos ingredientes de um só produto, mas sim ao combinar vários produtos que contêm ingredientes film former. Outra dica útil é aplicar uma pequena quantidade de óleo ou então sérum antes do produto que produz as bolinhas, para evitar que se formem.
Com estes truques, é provável que possas evitar o efeito pilling. Se, ainda assim, experimentando tudo, o produto esfarelar, recomendamos que o termines e, depois, experimentes outro produto similar. No caso de ser um fotoprotetor, o facto de esfarelar pode reduzir a eficácia.