
Cicaplast, Cicalfate, Cicabio, Bariéderm Cica...
De certeza que já os viste nos media, no Instagram ou no Tiktok. Os produtos Cica popularizaram-se há anos com a tendência K-Beauty e também por influência da parafarmácia francesa, e ainda hoje continuam a ser virais.
De facto, são um dos produtos mais procurados de parafarmácia. Estão em muitos produtos de beleza e são recomendados como produtos versáteis, para toda a família: desde quem é fã de cuidados com a pele até aos miúdos da casa.
São produtos altamente cicatrizantes e calmantes, que te podem tirar de um apuro em muitas ocasiões. Desde tratar assaduras ou golpes, a pele irritada e avermelhada por uma queimadura. E, como vimos em algumas rotinas de influencers, como tratamento restaurador depois de submeter a pele a ácidos, retinol ou procedimentos médico-estéticos.
Algo que talvez não saibas é que nem todos os produtos com Cica são cremes untuosos e espessos: há-os leves como géis, e inclusive em formato sérum.
E ainda que o denominador comum de todos estes produtos seja o extrato de centelha asiática ou um dos seus derivados, alguns produtos etiquetados como Cica não contêm este ingrediente, e esse termo faz referência unicamente às propriedades cicatrizantes do produto (o que gera muita confusão nas redes).
O segredo para acertar na compra de um produto com Cica é não comprar logo o primeiro que viralizar: cada um é indicado para um caso específico. Então, se queres saber qual cicaplast escolher, quais são as diferenças entre Cicaplast e Cicalfate, ou as propriedades do Cicabio... estás no lugar certo.
Para que se usam os cosméticos Cica?
A centelha asiática e os seus derivados têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. Na pele, ajudam a regenerá-la, acalmá-la, restaurar a função barreira e reduzir drasticamente a inflamação.
Dependendo do resto de ingredientes da fórmula, terão uma aplicação ou outra. Costumam ser formulados com pantenol (vitamina B5), ácido hialurónico, cobre e zinco (com propriedades antibacterianas), água termal, etc.
Os produtos com centelha asiática:
- Acalmam a pele irritada, por exemplo devido a eczemas, dermatites, queimaduras ou picadas, e também depois da depilação.
- São muito hidratantes, tanto para o rosto como mãos, cotovelos e pés secos.
- Ajudam a eliminar manchas tipo pigmentação pós-inflamatória (como, por exemplo, as de acne), ainda que não seja o seu uso principal e em alguns casos se desaconselhe.
- Ajudam a reparar cicatrizes, pequenos cortes e arranhões superficiais.
- Servem como tratamento restaurador da pele quando se usam cosméticos intensos (retinol, alta concentração de AHA, etc.) e também depois de procedimentos médico-estéticos (peelings, carboxiterapia, laser…).
- São adequados para todos os tipos de pele, especialmente as sensíveis, e também as que têm tendência para acne (com algumas exceções).
Que Cicaplast escolher?
La Roche-Posay Cicaplast Baume B5: é o produto mais vendido desta categoria e um dos cicatrizantes por excelência. É um creme denso, protetor, que forma uma película que evita que as bactérias se adiram à pele. Contém madecassoside, pantenol a 5 %, gluconato de cobre, zinco e manganês.
La Roche-Posay Cicaplast Baume B5 SPF50: com as mesmas propriedades que o Cicaplast Baume mas com proteção solar SPF50 para proteger as assaduras e cicatrizes do sol.
La Roche-Posay Cicaplast Gel B5: o clássico mas em formato gel, ideal para peles mistas e oleosas que preferem texturas mais leves.
Todos os cremes da coleção Cicaplast podem ser usados em bebés, crianças e adultos, em zonas como o rosto, corpo e os lábios.
Que diferença há entre Cicaplast e Cicalfate?
A Cicalfate é a gama cicatrizante da marca Avène. Tem dois formatos muito interessantes:
- Avène Cicalfate+ Creme reparador protetor: com água termal de Avène e ingredientes antibacterianos como o cobre e o zinco. É não comedogénico e adequado para utilizar em peles acneicas.
- Avène Cicalfate+ Gel cicatrizante: com os mesmos ingredientes ativos que o creme mas num formato muito mais leve.
A principal diferença é que, ainda que haja a palavra Cica no nome, não contém derivados da centelha asiática. A gama Cicalfate também é adequada para usar perto de mucosas.
O que é melhor: Cicaplast ou Cicabio?
A gama Cicabio de Bioderma contém cobre e zinco que funcionam como agentes antibacterianos, além de um complexo chamado Antalgicine que alivia a pele diminuindo a necessidade de se coçar.
- Bioderma Cicabio Crème: contém derivados da centelha asiática juntamente com ácido hialurónico para um efeito barreira e hidratante.
- Bioderma Cicabio Arnica+: um creme ideal para tratar nódoas negras graças à incorporação de arnica na sua composição.
- Bioderma Cicabio Pommade: é a mais espessa da coleção, ideal para tratar queilites angulares, queimaduras e gretas.
Para que serve Uriage Bariéderm CICA
Alguns produtos da gama Bariéderm CICA de Uriage não contêm centelha asiática:
- Uriage Bariéderm-Cica Creme com CU-ZN: um creme isolante e protetor para fazer face a agressores externos enquanto cuida de uma assadura ou queimadura.
- Uriage Bariéderm-Cica Daily Gel-Crème: ideal para peles mistas e oleosas com centelha asiática, ácido hialurónico e vitamina B5.
- Uriage Bariéderm-Cica Daily Sérum: para peles desvitalizadas que ajuda a reparar a barreira cutânea além de hidratar profundamente.