
Quer sejas tu a sós ou com companhia/a, os brinquedos sexuais oferecem-nos horas de prazer sem pedirem nada em troca.
Escolher um brinquedo íntimo e experimentá-lo ajuda-te a conheceres melhor o teu corpo (e o do teu/da tua parceiro/a), tem múltiplos benefícios para a saúde e são cada vez mais discretos e inovadores. Mas já sabes como cuidar deles?
Como limpar os brinquedos sexuais?
Não limpar os brinquedos íntimos, usar produtos incorretos ou guardá-los num lugar inadequado pode fazer com que se estraguem e tenhas de te desfazer deles. No entanto, se nunca esterilizares e desinfetares os teus brinquedos eróticos corres o risco de contrair infeções na zona íntima, fungos e até doenças sexualmente transmissíveis.
Ainda que tudo dependa do seu material, a maioria dos brinquedos sexuais pode ser lavada com água morna e sabão neutro, sem perfumes nem químicos e com um pH 5.5, similar ao da pele. É o caso dos brinquedos íntimos de silicone de grau médico, que graças ao seu material hipoalergénico são os mais recomendados pelos especialistas em saúde sexual.
Além do sabão neutro, também existem produtos de limpeza específicos para os brinquedos sexuais. São compatíveis com brinquedos íntimos de todo o tipo, inclusive com aqueles que tenham superfícies delicadas. Não contêm álcool e são de fácil aplicação. De ação rápida, ambos são respeitosos com o pH da pele e ajudam a prevenir irritações na zona íntima.
Observa o teu brinquedo com atenção
Antes de limpar os teus brinquedos eróticos, é importante que te foques no modelo e nas suas instruções. Normalmente, encontram-se na caixa do produto ou no manual. Se não os guardaste, estão na própria página web do fabricante.
Os brinquedos sexuais mais vendidos costumam ser fáceis de encontrar. Além disso, todos eles estão sujeitos a controlos de qualidade muito rigorosos para verificar que os seus materiais são seguros e hipoalergénicos. Se não encontrares o teu brinquedo na internet e essa falta de informação não te gera confiança, é melhor que o substituas por um novo.
Tem em conta que, por muito que os cuidemos, com o tempo deterioram-se e mais tarde ou mais cedo há que renová-los. O teu primeiro brinquedo sexual não tem de ser o definitivo. Muitas vezes, a primeira vez que se compra um brinquedo não se sabe muito bem como funciona e que tipos há, pelo que amiúde compra-se um e mais tarde descobre-se que afinal não vai de encontro às preferências ou então outro brinquedo diferente começou a chamar a atenção.
Após esse primeiro contacto, e agora que já sabes melhor do que gostas, essa nova compra é a oportunidade perfeita para optar por um modelo mais de acordo com os teus gostos e de maior qualidade e durabilidade.
Limpeza de brinquedos eróticos segundo o seu material
Na hora de higienizar os brinquedos íntimos, vamos classificá-los em função do seu material.
Limpeza de brinquedos sexuais de materiais flexíveis
- Brinquedos de silicone: o ideal é lavá-los com sabão neutro ou um produto de limpeza específico. Estes brinquedos costumam ser resistentes às altas temperaturas e à humidade, pelo que podemos esterilizá-los com água a ferver. Isso sim, sempre e quando não disponham de compartimentos internos para pilhas ou outros mecanismos que poderiam estragar-se.
- Brinquedos de látex e gelatina: lava-os com água e sabão neutro ou com um produto de limpeza específico. Evita usar água a ferver, já que não são compatíveis e poderiam deixar de funcionar.
- Brinquedos que se podem penetrar: no caso dos brinquedos sexuais como as vaginas em lata, além de lavá-los com água morna, sabão neutro ou um produto de limpeza específico, muitos fabricantes recomendam utilizar uns pós renovadores para potenciar a sua higiene e durabilidade. Aplica-os quando o brinquedo estiver totalmente seco.
Limpeza de brinquedos sexuais de materiais rígidos
- Brinquedos de plástico e acrílicos: utiliza água morna e sabão neutro ou um produto de limpeza de brinquedos.
- Brinquedos de cristal e de acabamento metálico: utiliza água morna, sabão neutro ou um produto de limpeza de brinquedos. Além disso, podes desinfetá-los fervendo-os em água durante uns segundos.
Segredos para que os teus brinquedos íntimos durem mais anos
Cuidar dos teus brinquedos eróticos fará com que possas desfrutar deles mais tempo. Recorda que têm uma vida útil limitada: com o passar do tempo poderás notar mudanças na sua cor, material ou textura. De todos os modos, poder desfrutar deles durante muitos anos só depende de ti.
Alguns brinquedos são mais resistentes à água que outros, mas sempre há partes mais delicadas. Sempre que os lavares, deves ter cuidado com as portas de carregamentos (usb) e outros compartimentos. Retira as pilhas antes de os lavares, assim como no caso de não os ires usar com frequência.
Outro erro muito frequente é confundir a etiqueta "submergível" com "resistente à água". Que se possam molhar não significa que os possas submergir. Antes de mais nada, assegura-te de que o teu brinquedo o permite.
Evita lavar os teus brinquedos sexuais na máquina de lavar loiça como sugerem alguns portais de pouca confiança. Não é o lugar adequado e não podemos garantir-te que o teu brinquedo continue a funcionar se empregares este método.
Quando o usares, assegura-te de que o lubrificante que escolhes respeita os seus materiais. Evita os lubrificantes de óleo ou silicones, já que poderiam danificar os teus brinquedos.
Como prevenir infeções ao usar brinquedos sexuais?
É importante ser meticuloso com todos os brinquedos eróticos, especialmente com aqueles que se inserem ou que se podem penetrar. Alguns segredos para evitar infeções com os teus brinquedos íntimos são as seguintes:
- Lava-os antes e depois de usá-los: Não há nada mais eficaz que uma dupla limpeza. Se limpares o brinquedo antes do seu uso ajudas a eliminar todas as bactérias que se tenham podido depositar durante o tempo que não se utilizou. Combina-o com uma boa limpeza posterior e assegurar-te-ás de que não ficam restos de bactérias.
- O teu brinquedo é novo? É importante que o laves antes de o usares pela primeira vez. Atenção: lá porque é novo não significa que esteja pronto para uso imediato.
- Utiliza preservativo: Quer tenhas pensado partilhar o teu brinquedo quer o uses sozinho/a, é importante que o utilizes com um preservativo. Se vais estimular distintas zonas do corpo ou no caso de o utilizarem distintas pessoas dentro da mesma sessão, assegura-te de que utilizas um preservativo diferente para cada zona e parceiro/a sexual.
É importante tomar precauções na hora de partilhar os nossos brinquedos sexuais, já que esta prática aumenta o risco de contrair doenças. Se a forma do brinquedo não permite o uso de preservativo e não conheces bem o teu/tua parceiro/a sexual, não o partilhes. Neste caso, recomenda-se ter um brinquedo para cada um.
Como e onde guardar os brinquedos eróticos?
Escolher o lugar onde guardar os teus brinquedos sexuais é tão importante como a sua limpeza. E é que cuidando deles de forma adequada manterás a sua forma e farás com que durem mais tempo.
Alguns fabricantes incluem as suas próprias bolsas de armazenagem. Se não é o teu caso, podes guardá-los num estojo de toilette ou numa bolsa de cetim, assim como numa caixa ou recipiente cujas condições higiénicas sejam ótimas. Não utilizes a caixa original do produto, já que não tem de reunir as condições higiénicas adequadas para a sua manutenção.
Antes de guardares o teu brinquedo sexual, é importante que esteja limpo e completamente seco. Se tens vários brinquedos, guarda-os em bolsas ou recipientes separados, de forma que não entrem em contacto uns com os outros.
Na hora de escolher onde os colocar, escolhe um lugar fresco e seco, afastado de qualquer fonte de calor e da exposição solar. Se queres tê-lo na mesa de cabeceira, guarda-o numa gaveta (sempre dentro da tua bolsa ou caixa) e nunca o deixes à luz ou em superfícies onde possa acumular pó e outras bactérias.
Acreditas que chegou o momento de renovar? Dá uma vista de olhos ao nosso catálogo de brinquedos eróticos e adquire um novo!