
O ferro e sua importância
O ferro é um oligoelemento importante, necessário acima de tudo para o transporte de oxigénio e o fornecimento de energia do organismo. Normalmente, uma pessoa consome cerca de 1-2 miligramas deste mineral por dia. Como o corpo não consegue produzir o ferro necessário sozinho, este deve ser ingerido através dos alimentos.
Se as necessidades não forem devidamente satisfeitas durante um período de tempo prolongado, desenvolvem-se sintomas de carência, por exemplo, cansaço constante, pele seca e pálida ou tonturas. Se sofres destes ou de outros sintomas semelhantes, deves consultar um
Estatisticamente falando, os homens estão do lado seguro, mas, no entanto, a falta de ferro também representa um grave perigo para eles. Enquanto as mulheres e as crianças têm uma necessidade naturalmente maior, a carência de ferro nos homens pode ter desencadeadores muito diferentes. Um grande esforço físico ou uma dieta incorreta podem ser a causa. Outras razões para uma deficiência de ferro podem ser também certas doenças.
Como tratar os sintomas da falta de ferro
A causa mais comum da carência de ferro nos homens é, de longe, uma dieta desequilibrada. No entanto, isto pode ser compensado com pequenos ajustes nos hábitos alimentares. A melhor fonte de ferro é a carne, mas as leguminosas, os produtos de cereais e os vegetais também devem estar no menu.
Algumas substâncias, especialmente as que se encontram no café e no chá, podem inibir a absorção do ferro, pelo que devem ser consumidas com moderação. A vitamina C, por outro lado, faz com que o corpo consiga processar o ferro especialmente bem.
Se mostras sintomas de carência de ferro apesar de uma dieta saudável e variada, o motivo poderá ser uma doença gastrointestinal. Isto costuma estar associado à perda de sangue. Nestes casos, costumam ser utilizados preparados muito concentrados para voltar a elevar o nível de ferro.
Se houver sinais de carência de ferro, os homens não devem hesitar em consultar um médico. De qualquer modo, para evitar que isto ocorra, há formas de prevenir a deficiência desde o início. Alguns produtos naturais cobrem as necessidades diárias de ferro e não contêm aditivos artificiais.