
Choro, dor, excesso de baba… O nascimento dos dentes
O nascimento dos dentes não é uma situação fácil nem para o bebé nem para os pais. Quem sofre a dor é o bebé, que é o protagonista absoluto de tudo isto.
O nascimento dos dentes é, provavelmente, um dos processos mais complicados pelos quais um bebé passa. Nesta fase, os dentes de leite vão cortando as gengivas, gerando tensão e dor, o que causa ansiedade e desconforto na criança.
Avaliação geral do terreno: Quando começa a dentição?
Começa por volta dos 6 meses. Em geral, os primeiros a aparecer são os da frente inferiores, seguidos dos dentes da frente superiores.
Sintomas: O que vamos notar no bebé?
- Irritabilidade. O bebé, perante a dor, está nervoso e inquieto.
- Baba intensa. É o mais habitual e o mais fácil de detetar.
- Sensibilidade nas gengivas. A dor e a sensibilidade podem fazer com que o bebé se queixe perante qualquer contacto com comida.
- Roer objetos. O bebé tende a levar objetos à boca para tentar aliviar a dor.
- Problemas para dormir. Se o bebé tem episódios de dor, é possível que lhe custe adormecer ou que acorde a chorar.
- Falta de apetite. Ao sentir dor, é possível que o bebé tenha pouco apetite.
- Aumento de temperatura. Pode chegar a provocar febre baixa (menos de 37,5 °C). Se a temperatura subir mais do que esse valor, o melhor será ir ao pediatra.
Quanto dura o mal-estar do nascimento dos dentes em bebés?
O tempo varia muito em cada bebé, mas, em geral, a dentição começa por volta dos 6 meses. A dor costuma acabar no momento em que o dente sai, mas o processo do nascimento dos dentes de leite (primeiros dentes) costuma prolongar-se até quase aos 3 anos.
Como acalmar a dor de gengivas?
Passemos ao que é importante: Como melhorar a sensação do bebé?
- Massagens de gengivas. Um dos métodos mais simples e recomendados é realizar massagens suaves e delicadas com os dedos sobre as gengivas para tentar relaxá-las.
- Alimentos moles. Nesta fase, o bebé será incapaz de comer produtos consistentes devido à dor, pelo que devemos proporcionar-lhe alimentos moles e cremosos como sopas, cremes ou iogurtes.
- Compressas húmidas. Pôr compressas embebidas em infusões de malva sobre as gengivas é um remédio caseiro que ajuda a acalmar e a relaxar a irritação.
- Evitar irritações de saliva. Devemos prestar especial atenção aos momentos de sono do bebé, já que é muito habitual que o excesso de saliva provoque irritações no queixo e nos lábios. Para o evitar, devemos colocar uma toalha sobre a sua almofada.
- Mordedores. É conveniente oferecer à criança algum elemento duro e liso para que o morda, já que a ajudará a cortar mais rápido a pele. Preferencialmente, o elemento deve estar frio para que atue como anestésico na zona afetada pela dor.
- Analgésicos. Caso estes truques não sejam suficientes e a dor seja intensa, pode-se consultar o pediatra para que administre analgésicos adequados para bebés que possam acalmar a dor. Recomenda-se usá-los à noite para o ajudar a dormir. O seu efeito costuma prolongar-se entre 5 e 6 horas.
- Géis bucais. Outros produtos específicos para estas situações são os líquidos em forma de gel que não contêm nem álcool nem açúcar. O efeito de alívio é imediato e costuma durar umas três horas.
Normalmente, o nascimento dos dentes não costuma provocar febre, vómitos ou diarreia, pelo que, caso apresente estes sintomas, deveríamos consultar o médico. Devemos ser pacientes e recordar que o nascimento dos dentes é um processo traumático e doloroso para o bebé, pelo que qualquer remédio ou alívio que lhe ofereçamos será bem-vindo.
Já passaste por esta fase com o teu bebé? Já experimentaste alguma destas dicas? Falemos sobre este momento. Encontramo-nos por aqui!