A fórmula magistral do creme hidratante

A fórmula magistral do creme hidratante

O creme hidratante e a sua importância

É um produto muito comum em todas as casas. O creme hidratante desempenha muitas vezes um papel fundamental para que a nossa pele tenha um aspeto perfeito, sobretudo em certas alturas do ano como no final do verão, quando a secura ataca a nossa pele pelos efeitos do sol.

O normal é aplicar o creme uma vez por dia (melhor após o duche), ainda que em determinados casos (após a menopausa, durante as épocas mais frias do ano…) seja aconselhável aplicá-lo duas vezes por dia. Um hábito que pode ser incómodo, mas que deve ser encarado como uma rotina diária para que o seu efeito seja visível e que a pele recupere a textura perfeita.

Existem cremes hidratantes de aloé vera, de pétalas de rosa, de aveia, de caviar… Mas a maioria partilha certos ingredientes em comum, que são os que, na realidade, ajudam a hidratar a pele.

Ingredientes básicos dos cremes hidratantes:

  1. Glicerina: serve para reter a água de uma emulsão de forma duradoura e em condições ótimas.
  2. Ácido láctico: é adicionado ao creme hidratante para provocar um efeito peeling na pele.
  3. Ureia: favorece a união da água às proteínas da membrana celular e ajuda à retenção da mesma dentro das células.
  4. Lanolina: trata-se de uma substância que aparece nas glândulas sebáceas de certos animais. É utilizada em cremes hidratantes como excipiente para problemas da pele, como queimaduras, irritações ou eczemas.
  5. Vaselina: atua como barreira, impedindo a perda de água superficial.
  6. Vitaminas: as vitaminas mais frequentes no creme hidratante são a B, A, E, C, H e D, devido às suas propriedades hidratantes.

E para ti, qual é o ingrediente que não pode faltar no teu creme hidratante?