Porque não deves aplicar ácido hialurónico numa pele seca.

Porque não deves aplicar ácido hialurónico numa pele seca.

O ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um hidratante muito conhecido e utilizado em cosmética. É produzido naturalmente na pele, no interior da derme, onde coexiste com as estruturas de colagénio e elastina que dão suporte e firmeza à pele.

Aplicado sobre a superfície da pele, tem um efeito hidratante instantâneo: algo que adoramos, já que nos deixa a pele com um aspeto brilhante e resplandecente. Para além disso, também ajuda a minimizar linhas de expressão e, a longo prazo, a tratar tanto a desidratação como a melhorar as pequenas rugas.

Existem alguns truques de especialista para tirar o máximo partido do ácido hialurónico, e recomendo que prestes atenção a eles se tiveres a pele seca. Interessa-te?

Ácido hialurónico para pele desidratada

As fórmulas com este ingrediente na sua composição são ideais para tratar a desidratação da pele. Por exemplo, numa pele mista ou oleosa desidratada que necessite de um extra. É muito útil ter na tua rotina um sérum com ácido hialurónico para o incorporar na tua rotina em qualquer momento, já que quase não costuma haver interação com este tipo de produtos.

Os séruns de ácido hialurónico já vêm hidratados, ou seja, já levam água na sua composição e ajudarão a pele a ficar mais hidratada de forma imediata.

Mas, algumas pessoas (eu incluída) curtem adicionar um spray, água termal ou só um tónico antes do produto com ácido hialurónico. Assim, cria-se um efeito de selagem da pele húmida que é muito agradável e que ajuda a hidratar ainda mais a pele. É algo que aprendemos com as famosas rotinas de cosmética coreana ou K-Beauty: as rotinas em camadas sem deixar secar os produtos.

Ácido hialurónico para as rugas

À primeira vista, as linhas de expressão e as rugas vão ficar bem melhores se usares produtos com ácido hialurónico, tanto para o rosto quanto para o contorno dos olhos. Têm um efeito preenchedor imediato.

Os laboratórios costumam usar ácido hialurónico com diferentes pesos moleculares, que penetram em diferentes graus na pele, melhorando não só a hidratação, mas também a aparência das rugas.

Além disso, se utilizares outros ingredientes anti-idade, podes combiná-los desta forma:

  1. Podes usar vitamina C e ácido hialurónico juntos: por exemplo, aplicando um sérum com vitamina C primeiro, deixar que se absorva e, depois, um creme ou um sérum com ácido hialurónico.
  2. Podes usar retinol e ácido hialurónico: tal como com a vitamina C, o retinol iria primeiro.

Por que não devemos usar ácido hialurónico numa pele seca?

As peles secas têm falta de lípidos e água, por isso aplicar um produto que contenha apenas ácido hialurónico pode não ser suficiente. Recomendo que procures fórmulas que levem mais ingredientes ativos, especialmente oclusivos ou semioclusivos, como os óleos naturais ou manteiga de karité, e também que reparem a função barreira como as ceramidas ou o pantenol.

Os 9 melhores séruns de ácido hialurónico de farmácia

À primeira vista, as linhas de expressão e as rugas vão ficar bem melhores se usares produtos com ácido hialurónico, tanto para o rosto como para o contorno dos olhos. Têm um efeito preenchedor imediato.

  1. ISDIN Isdinceutics Hyaluronic Concentrate Sérum: é um produto muito completo, com uma alta capacidade de hidratação, que melhora a luminosidade da pele no instante e minimiza as linhas finas.
  2. La Roche-Posay Hyalu B5 Sérum: rico em vitamina B5 e ácido hialurónico, formulado para peles que procuram um complemento de hidratação e também um efeito preenchedor de rugas com uma textura gel muito ligeira.
  3. Vichy Liftactiv Supreme HA Epidermic Filler: um concentrado preenchedor com ácido hialurónico com apenas 13 ingredientes que pode ser utilizado também no contorno dos olhos.
  4. Eucerin Hyaluron-Filler Moisture Booster: esta linha da Eucerin é uma das mais completas e dispõe de vários produtos, entre eles este sérum boost de efeito imediato que hidrata intensamente com uma textura gelificada.
  5. SVR Sérum B3 Hydra Concentrado Reparador: com niacinamida, um ingrediente antioxidante e hidratante, e ácido hialurónico de vários pesos moleculares.
  6. Sesderma Hidraderm Hyal Sérum Liposomado: uma fórmula rica em ácido hialurónico e outros ingredientes que melhoram a textura da pele como o retinol ou as ceramidas.
  7. Rilastil Multirepair HA Sérum Anti-Envelhecimento: é um produto muito completo que combina vários tipos de ácido hialurónico e ativos antioxidantes para proteger a pele dos danos externos e favorecer a regeneração.
  8. Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Sérum: um dos produtos mais completos de parafarmácia para o cuidado da pele, com propriedades reafirmantes, hidratantes e redensificadoras.
  9. Filorga Hydra-Hyal: sérum hidratante e repulpante que ajuda a minimizar as rugas e a desidratação da pele.