
Se um dos teus propósitos para este ano é cuidares mais de ti ou fazeres exercício
de certeza que ponderaste qual será o desporto que é a melhor opção: um de que gostes, um exigente em que queimas o máximo de calorias possível, aquele que te ajude a ganhar a força ou a flexibilidade que gostarias. E é possível que, entre essas opções, tenhas ponderado inscrever-te em CrossFit ou aulas de cross-training.
Já ouviste falar deles, mas não percebes bem do que se trata esta "nova moda"? Tens dúvidas sobre se seria um desporto adequado para ti? Conto-te tudo o que precisas de saber!
CrossFit: o que é e para que serve
CrossFit é uma marca registada que se refere a um método de treino baseado em exercícios funcionais, variados, com peso (seja com barra, outros acessórios ou o nosso próprio peso corporal) e executados a uma alta intensidade.
Se neste momento te estás a perguntar "Então, o que é o cross training?", aqui tens a resposta: é apenas uma forma genérica de designar este tipo de treino, embora isto possa variar em função do centro desportivo onde o praticas.
O CrossFit é uma forma de alcançar e manter um bom estado de condição física geral, já que contribui para melhorar a capacidade aeróbica, bem como para desenvolver massa muscular e força.
Benefícios do CrossFit
Para além das vantagens que a realização de qualquer tipo de exercício acarreta (reduzir o risco de doenças cardiovasculares, controlar o peso, bem como os níveis de açúcar no sangue, melhorar a saúde mental e o estado de ânimo...), a realização deste desporto é ideal para:
- Trabalhar diferentes grupos musculares
- Desenvolver massa muscular
- Perder gordura
- Conseguir aderência ao exercício, já que são rotinas variadas e dirigidas
- Aumentar a resistência
- Reduzir o risco de lesões por esforço repetitivo
- Não ter de deixar de treinar em caso de lesão, já que se pode optar por realizar outros exercícios adaptados
- Melhorar a habilidade, a agilidade e o equilíbrio
- Socializar com pessoas com os mesmos interesses desportivos
Como é um treino de CrossFit?
As aulas desta disciplina são compostas, geralmente, por quatro partes:
- Aquecimento e mobilidade articular, juntamente com uns minutos de exercício aeróbico, para prevenir possíveis lesões.
- Aquecimento específico em função dos músculos e articulações implicados nos exercícios do dia.
- Exercícios de força ou habilidade/ginásticos.
- O WOD de CrossFit (Workout Of the Day) ou METCON (Acondicionamento Metabólico), que costuma ser em formato AMRAP, EMOM, For time..., e deve ser finalizado no tempo estabelecido, ou "Time Cap".
Se não entendeste nada, não te preocupes, é perfeitamente normal! Este desporto está cheio de anglicismos. No entanto, a grande vantagem é que, se contares com um bom "coach" ou treinador, terás a ajuda necessária para compreender em que consiste e como levar a cabo a execução de cada movimento corretamente. Acredita, não é tão difícil como possa parecer.
O meu conselho? Vai a uma box onde não haja mais de 15 ou 20 pessoas por sessão. Deste modo, quem dirige a aula dispõe de tempo para poder observar e corrigir erros.
O CrossFit é um desporto seguro?
Por se tratar de um exercício de alta intensidade, o risco de lesões aumenta conforme cresce a intensidade do treino ou o peso escolhido para o realizar. Por isso, é essencial aumentar os pesos paulatinamente e assegurarmo-nos de que realizamos os exercícios com a técnica adequada.
Tal como num ginásio convencional ou ao realizar outros desportos, o exercício não tem de ser lesivo, sempre que for realizado corretamente e de acordo com a condição física de cada pessoa.
Portanto, o CrossFit será para principiantes? Claro que sim! Simplesmente, deves ir ao teu próprio ritmo e, em caso de sofreres de alguma doença ou lesão, deves consultar o teu médico antes de começares.