
De certeza que já ouviste falar dos florais de Bach, mas sabes realmente o que são?
Os florais de Bach, também conhecidos como "remédios florais de Bach" ou "essências florais de Bach", referem-se a um conjunto de 38 plantas medicinais não farmacológicas descobertas pelo investigador, médico e homeopata Edward Bach. São elaboradas a partir de uma maceração em água de flores maduras de diversas espécies vegetais silvestres provenientes da zona rural inglesa.
Estas essências naturais são utilizadas para tratar diversas emoções negativas, como medos, solidão, stress, depressão, impaciência, falta de confiança… O uso dos florais de Bach baseia a sua eficácia na teoria de que as doenças físicas têm uma origem emocional e que, se os conflitos emocionais subsistirem por muito tempo, a doença do corpo começa a aparecer. No entanto, ao restaurar o equilíbrio emocional, resolver-se-ia a doença física, o que dá origem à terapia alternativa conhecida como a Terapia das Emoções.
Após mais de 70 anos, os florais de Bach foram testados como um magnífico sistema para tratar os problemas físicos, mentais e emocionais dos seres vivos.
Para que servem os florais de Bach?
Os florais de Bach têm uma numeração e, por sua vez, são reunidos em 7 grupos:
- Para os temores: 2, 6, 20, 25, 26.
- Para a incerteza: 5, 12, 13, 17, 28, 36.
- Para o desinteresse pelo atual: 7, 9, 16, 21, 23, 35, 37.
- Para a solidão: 14, 18, 34.
- Para a suscetibilidade à opinião dos demais: 1, 4, 15, 33.
- Para o desespero: 10, 11, 19, 22, 24, 29, 30, 38.
- Para quem sofre pelos demais: 3, 8, 27, 1, 32.
Apesar dos florais de Bach estarem mais orientados para resolver problemas emocionais e mentais, também têm muitas outras aplicações. E aqui contamos-te todas!
- Mental e emocionalmente: Estas são as aplicações mais conhecidas dos florais de Bach e onde se encontram melhores resultados, já que existe uma flor de Bach para tratar cada emoção.
- Fisicamente: Permitem tratar predisposições mentais e emocionais a determinadas doenças.
- Para as mulheres: Atuando sobre problemas físicos e emocionais deste género, como a puberdade, a gravidez, o parto, a amamentação e a menopausa.
- Para bebés e crianças: Desde que nascem, para o seu processo de adaptação ao novo ambiente fora do ventre materno e ao longo do seu desenvolvimento físico e intelectual.
- Em animais: Podem ajudar a que respondam melhor a situações stressantes, como mudança de ambientes ou a chegada de novos membros à família.
- Em plantas: Podem servir para tratar situações de stress, traumas ou mudanças no ambiente, bem como para tratar pragas, doenças ou simplesmente quando aparentam estar "tristes".
As vantagens dos florais de Bach
Embora muitas pessoas e profissionais de saúde ainda ponham em dúvida que o uso dos florais de Bach como terapia alternativa possa ter algum tipo de impacto positivo na saúde, o certo é que também não produzem efeitos prejudiciais, já que:
- Não estão contraindicadas e, sendo completamente naturais, podem usar-se juntamente com qualquer outro tratamento médico.
- Não geram dependência, já que os seus efeitos desaparecem quando o paciente supera o problema.
- São seguros para todos, incluindo crianças, bebés, idosos e mulheres grávidas.
Descobre os florais de Bach! E como a cura a nível emocional pode ter repercussões positivas noutros aspetos do nosso organismo.