
Acabou o verão, altura de arrumar os guarda-sóis...
Acabou o verão, altura de arrumar os guarda-sóis e as espreguiçadeiras e fazer a troca de roupa. Mas, espera! Guardaste a proteção solar no fundo do armário? És daquelas poucas pessoas que não protege a pele durante todo o ano? Se a resposta for sim, temos de te convencer do contrário.
E não vamos demorar muito… É que, embora tenhamos de dizer que os vidros dos carros, casas e/ou escritórios bloqueiam parte dos raios UVB, ou seja, a radiação que bronzeia a pele e que também provoca queimaduras, existem outros tipos de radiações que atravessam os vidros. Falamos das radiações UVA (que provocam o envelhecimento precoce da pele), da luz visível (a que provém, por exemplo, de dispositivos eletrónicos) e dos infravermelhos (que provêm do sol e podem causar perda de firmeza e elasticidade).
A pergunta seria: Queremos proteger a pele destes danos e prevenir o dano oxidativo e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de manchas? E sim, é uma pergunta longa, mas necessária. Nesta altura, temos de estar conscientes do que implica não utilizar proteção solar diariamente.
Como escolher um protetor solar para a cidade?
Um fotoprotetor tem de reunir algumas características básicas para o incluirmos na nossa rotina diária. Vamos ver alguns aspetos básicos que podem ajudar na escolha de um protetor solar urbano:
- De acordo com o teu tipo de pele. Porquê? As peles mistas e oleosas tendem a fugir da proteção por causa da má fama e também um pouco antiga, de texturas untuosas que dão uma sensação pesada na pele. A proteção avançou muito e a oferta de texturas e acabamentos cresceu tanto que custa escolher apenas uma.
- Aplicação. Deve ser de fácil aplicação e rápida absorção. Uma proteção que possas colocar enquanto fazes outras coisas e que não precises de verificar num espelho se tens ou não marcas brancas.
- Tamanho fácil de transportar. É importante poder utilizar proteção que caiba numa mala, mochila ou até mesmo num bolso, para poder reaplicá-la ao longo do dia.
Ah, e se estás a pensar que tudo isto não é para ti porque utilizas maquilhagem no teu dia a dia, aqui tens dicas sobre como reaplicar a fotoproteção e que produtos utilizar.
E perante qualquer dúvida sobre como incluir o protetor solar na rotina, aqui tens muito mais informação útil.
Os melhores protetores, ideais para o ambiente urbano
É importante escolher um fotoprotetor que se ajuste às necessidades da nossa pele e do nosso ritmo diário. Para realizar esta lista dos melhores protetores urbanos, vamos tentar cobrir todo um espectro de necessidades: peles mistas e oleosas que procuram texturas leves, peles sensíveis e delicadas que precisam de maior hidratação, peles que procuram um extra de proteção antimanchas e também peles que procuram proteção com cor.
- ISDIN Fusion Water SPF50. Não podia faltar nesta lista. É uma das proteções que se colou na rotina de muitas peles que não eram nada adeptas da proteção diária. É livre de óleos, contém ácido hialurónico e deixa uma sensação fresca com acabamento sedoso. Além disso, protege contra a radiação UVA e UVB, luz visível e a infravermelha.
- La Roche-Posay Anthelios Fluido Invisível SPF50+ 50 ml. Outro dos clássicos no que diz respeito à fotoproteção. Além disso, possui uma textura ultraleve e um acabamento invisível. O protetor Anthelios protege dos raios solares UVA, UVB, IR-A e de agentes externos como a poluição. É adequado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis e hipoalergénico.
- Heliocare 360º MD A-R Emulsão Protetor Solar SPF50+ 50 ml. Este protetor solar foi pensado para peles sensíveis. Protege dos raios UVA, UVB, IR e luz azul, e ajuda a cuidar das peles com tendência à vermelhidão e à rosácea.
- Frezyderm Sun Screen Color Velvet Technology SPF50+ 50 ml. Um dos favoritos pela sua proteção com cor com acabamento aveludado, suavizando a aparência de linhas de expressão.
- Avène Solar Fluido Sport SPF50+ 100 ml. Ideal para desportistas, já que é resistente ao suor. Este protetor fluido resiste aos desportos mais intensos.
- Bella Aurora Bio10 Protetor Solar Antimanchas SPF50 50 ml. Desenhado para quem procura minimizar a aparência de manchas enquanto protege a sua pele.
- Vichy Ideal Soleil Cuidado Protetor Antienvelhecimento 3em1 SPF50 50 ml. Este fotoprotetor possui ingredientes antioxidantes naturais e ajuda a minimizar os efeitos do fotoenvelhecimento.
Portanto, existem protetores solares de todos os tipos, texturas e até mesmo cores, e há um (ou melhor, vários) que se adaptará às necessidades da tua pele.
E depois de tudo isto, esperamos que tenhas incluído a proteção solar como um indispensável na tua rotina diária. Se não for assim, só podemos dizer-te que cuidar da pele da exposição solar, seja na praia, na montanha ou na cidade, é o melhor conselho de beleza e saúde que podemos dar-te.