Rotina de tripla limpeza facial: o que é e quando deves fazê-la

Rotina de tripla limpeza facial: o que é e quando deves fazê-la

Agora que já conhecíamos os benefícios de fazer uma dupla limpeza, o mundo da beleza apresenta-nos um novo desafio: a limpeza em três fases ou tripla limpeza.

Na realidade, não é algo novo: é um truque que alguns especialistas em dermocosmética já recomendavam para levar mais longe o ritual da dupla limpeza em casos concretos. Por exemplo, para desmaquilhar a pele em situações extremas (como Halloween ou Carnaval) ou como tratamento de limpeza extra anti-pontos negros uma ou duas vezes por semana.

A tripla limpeza não é sinónimo de mais irritação: ao contrário do que podes estar a pensar, usando os produtos adequados, evitarás esfregar em excesso a pele para desfazer os óleos e ceras da maquilhagem, ou tratamentos mais abrasivos para eliminar impurezas. Assim, é ideal para peles sensíveis.

O que é a tripla limpeza facial

Se a dupla limpeza facial é o método mais eficaz que conhecemos para desmaquilhar e limpar a pele à noite, a tripla limpeza facial é levá-la ao extremo.

Na dupla limpeza, utiliza-se um óleo de limpeza ou bálsamo como primeiro passo para eliminar os resíduos oleosos (maquilhagem, restos de protetor solar, sebo, etc.) e, depois, um segundo passo em gel, espuma ou leite de limpeza para terminar de limpar as impurezas solúveis em água (suor, poluição, células mortas, bactérias).

A tripla limpeza acrescenta mais um passo, que pode ser antes ou depois, dependendo do objetivo que procuras alcançar: prevenir os pontos negros e imperfeições ou eliminar maquilhagem extrema.

Como fazer uma tripla limpeza para prevenir pontos negros

Se o teu objetivo é prevenir os pontos negros e impurezas e afinar a textura da pele, o segredo está em adicionar um tónico esfoliante logo após o passo de dupla limpeza. É o momento em que a pele estará mais recetiva para esse tipo de princípios ativos.

Os tónicos esfoliantes podem ser aplicados diretamente na pele ou com a ajuda de um disco de algodão e costumam conter ácidos como o glicólico, o lático ou o salicílico, que exercem uma ação retexturizadora.

O salicílico, além disso, por ser lipossolúvel, penetra o poro limpando-o em profundidade, para desintegrar os pontos negros. É muito útil para restaurar instantaneamente o pH da pele após a limpeza, o que beneficiará as peles com tendência a ter borbulhas, já que o pH ligeiramente ácido ajuda a pele a manter à distância as bactérias patogénicas.

Um exemplo de rotina de dupla limpeza para pontos negros e imperfeições:

  1. Primeiro passo: óleo de limpeza, que ajudará a amolecer e retirar todo o sebo da pele, assim como possíveis restos de maquilhagem.
  2. Segundo passo: gel de limpeza espumoso, para terminar de retirar todas as impurezas.
  3. Terceiro passo: tónico esfoliante. Uma boa opção para todos os tipos de pele é um tónico adequado ao teu tipo de pele.

Passo a passo: tripla limpeza para maquilhagens resistentes

Em momentos essenciais em que a pele se maquilha ao extremo, como por exemplo no Carnaval ou Halloween, uma tripla limpeza é a melhor opção para eliminar a maquilhagem de forma efetiva, respeitando a pela pele.

Para fazer a tripla limpeza para maquilhagens resistentes, vamos adicionar um passo logo antes de fazer a dupla limpeza facial: uma água micelar ou um produto bifásico para o contorno dos olhos.

O segredo está em saturar bem o algodão que uses para fazer esse primeiro passo de limpeza com a água micelar ou o bifásico, assim retiraremos grande parte da maquilhagem e o bálsamo ou óleo do primeiro passo de dupla limpeza terá algo menos de trabalho.

A rotina de tripla limpeza ideal para maquilhagem intensa:

  1. Pré-limpeza dupla: podemos usar água micelar ou um bifásico. Retira primeiro as pestanas postiças e próteses.
  2. Primeiro passo: com um bálsamo desmaquilhante: os bálsamos são mais eficazes do que os óleos desmaquilhantes.
  3. Segundo passo: um gel de limpeza adequado para pele sensível. Este passo deverá ser delicado para não irritar a pele.