
A vitamina B12
A vitamina B12 é um desses nutrientes que nos soa familiar, mas que, a menos que sigamos uma dieta vegetariana ou vegana, não sabemos muito bem porquê. Também conhecida como cobalamina, esta vitamina é um nutriente essencial que o nosso organismo requer para o seu correto funcionamento, mas que não é capaz de sintetizar por si mesmo.
Sabes por que é tão importante para a saúde?
Para que serve a vitamina B12?
A vitamina B12 é fundamental para a nossa saúde porque participa em vários processos fundamentais do organismo, entre os quais se destacam:
- Apoiar o funcionamento normal do sistema nervoso e prevenir a degeneração neuronal.
- Contribuir para a síntese do ADN e para a formação e correto desenvolvimento de glóbulos vermelhos.
- Prevenir malformações no feto durante a gravidez, especialmente relacionadas com o cérebro e a medula espinal, bem como partos prematuros e abortos.
- Reforçar a saúde óssea e prevenir a osteoporose.
- Ajudar a prevenir a degeneração macular associada à idade e a saúde cardíaca.
- Favorecer um melhor estado anímico, pela sua participação na síntese e no metabolismo da serotonina, ajudando a reduzir o risco de sofrer de depressão.
Embora esta vitamina seja fácil de obter através da alimentação, o défice de vitamina B12 é relativamente comum, especialmente em pessoas com mais de 60 anos, quando a capacidade de absorção de nutrientes diminui. Tal pode ocorrer devido a certas afeções que dificultam a absorção, ao uso de determinados medicamentos ou porque a dieta diária é incompleta.
Sintomas de falta de vitamina B12
Para a maior parte da população adulta, a quantidade diária recomendada de vitamina B12 é de 2,4 microgramas, ou 2,5 microgramas no caso de pessoas grávidas ou em período de amamentação.
A vitamina B12 baixa não apresenta sintomas exclusivos deste défice, mas sim sintomas comuns que muitas vezes são ignorados ou não são diagnosticados corretamente desde o início. Por isso, é sempre conveniente a realização de um hemograma completo para excluir esta possibilidade. Alguns dos sintomas são:
- Fraqueza, cansaço e fadiga, devido à anemia megaloblástica que produz.
- Palidez, por falta de glóbulos vermelhos saudáveis.
- Icterícia, por altos níveis de bilirrubina.
- Cefaleia ou enxaqueca.
- Problemas de saúde mental (depressão, psicose, transtornos anímicos).
- Problemas gastrointestinais.
- Falta de concentração, dificuldade para completar tarefas e deterioração cognitiva.
- Formigueiro nas extremidades, cãibras e fraqueza muscular.
- Glossite e estomatite.
- Problemas de visão.
- Disfunção erétil.
- Ataxia.
A parte positiva é que, na maioria dos casos, quando os níveis de B12 voltam a estabilizar-se, os sintomas melhoram e podem até entrar em remissão. Para isso, após análises que confirmem o défice de vitamina B12, é conveniente reveres a tua alimentação com um médico ou nutricionista que te indique as mudanças pertinentes ou te prescreva suplementos se for necessário.
Alimentos com vitamina B12
São muitos os alimentos ricos em vitamina B12, principalmente de origem animal, como a carne, o fígado e os rins de cordeiro, as amêijoas e o peixe azul como o salmão, o atum ou a sardinha. Também os ovos, o leite e outros produtos lácteos como o iogurte ou o queijo.
Outras fontes de vitamina B12 são os alimentos enriquecidos, como:
- Leites vegetais
- Levedura nutricional
- Substitutos vegetais da carne ou dos laticínios.
Estes produtos são especialmente interessantes para pessoas que seguem dietas vegetarianas e veganas em que, se não incorporarem uma quantidade adequada deste nutriente na sua dieta ou sob a forma de suplemento alimentar, o défice e os seus problemas associados podem aparecer mais cedo ou mais tarde.