
Apesar de que, quando se fala em fazer dieta, é comum pensar em dietas de emagrecimento, a verdade é que também são muitas as pessoas que as fazem com o objetivo oposto: ganhar peso de forma saudável.
Por vezes, esta meta é ditada pelo padrão estético do momento, embora na realidade seja na saúde que devemos focar-nos, já que um peso demasiado baixo pode ser consequência de desnutrição ou de problemas físicos ou psicológicos que devem ser tratados.
Como saber se o teu peso é o adequado?
De certeza que já ouviste falar do índice de massa corporal ou IMC. Esta famosa relação entre o peso e a altura das pessoas não é muito útil para determinar o excesso de peso ou a obesidade, já que não permite conhecer a percentagem de gordura corporal ou músculo. No entanto, dá pistas sobre um possível caso de peso abaixo dos limites considerados saudáveis, quando o IMC (resultado de dividir kg/m²) é ≤ 18,5.
Se este é o teu caso, aqui ficam algumas dicas para começares a trabalhar nisso!
Vitaminas para engordar
Em primeiro lugar, vamos acabar com um grande mito em relação ao aumento de peso. Omito de que as vitaminas para engordar não existem, já que estes micronutrientes essenciais não constituem uma fonte de energia. Embora existam outro tipo de suplementos alimentares que podem fornecer um extra de nutrientes e/ou calorias à dieta.
Outro mito muito difundido? Se queres ganhar peso, podes comer toda a quantidade que quiseres de qualquer alimento. Errado! É preciso ter em conta que nem tudo serve se quisermos estar num estado de saúde ótimo.
Tal como acontece quando se pretende perder peso, há fórmulas adequadas para o conseguir e, spoiler: os suplementos e as dietas milagrosas não são uma delas.
Como ganhar peso de forma saudável
Salvo em caso de determinadas patologias ou infeções, o nosso corpo funciona como uma calculadora na qual introduzimos a energia que obtemos através da nossa alimentação, a que o nosso organismo utiliza de forma natural para cobrir as suas necessidades básicas e a que queimamos com a nossa atividade diária, obtendo como resultado algo assim:
- Nº de calorias que ingerimos > Nº de calorias que queimamos = Aumento de peso
- Nº de calorias que ingerimos < Nº de calorias que queimamos = Diminuição de peso
Tendo em conta esta regra geral, agora entra em jogo como ganhar peso de forma saudável e, para isso, damos alguns conselhos que esperamos que sejam úteis para a finalidade pretendida:
- Consulta um profissional de saúde qualificado. Só alguém capacitado para tal saberá determinar se o teu peso é adequado ou não para manter uma boa saúde e poderá dar-te as orientações adequadas para o mudar, se necessário.
- Foge das empresas “especialistas em nutrição”. Acredita! Alguém especialista em nutrição ensina-te a comer bem à base de comida real, não através de suplementos nutricionais e batidos substitutivos. Não são necessários!
- Faz desporto. O exercício não deve ser considerado uma ferramenta para perder peso, mas sim um hábito saudável para qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou objetivo físico. Acompanhado de uma dieta adequada, pode ajudar-nos a ganhar músculo, agilidade e resistência e, em geral, favorece um bom estado de saúde. Anima-te a praticá-lo se ainda não o fazes!
Já tentaste perder ou ganhar peso alguma vez? Qual achas que é a melhor forma de o conseguir? Diz-nos nos comentários!