Acne adulto: 4 produtos para o combater

Acne adulto: 4 produtos para o combater

Infelizmente, as borbulhas e as espinhas não afetam apenas os adolescentes

Os adultos também podem ser afetados pela chamada acne tardia e... Surpresa! Os causadores do problema costumam ser as hormonas, o stress ou um cuidado inadequado da pele.

Se te serve de consolo, não estás só nisto. Aproximadamente 25% da população entre os 20 e os 40 anos sofre de acne tardia. A boa notícia? Tem solução.

Volta à adolescência?

Tal como nos adolescentes, as hormonas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da acne. Fazem com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo e que os poros se tornem excessivamente quentes. Obstruem-se e formam-se pontos negros. Além disso, as bactérias também provocam inflamação rapidamente.

No entanto, há diferenças:

  • Nos adultos, as borbulhas não surgem apenas na pele extremamente oleosa.
  • A clássica zona T não costuma ser afetada, mas as inflamações concentram-se no queixo, nas bochechas e no pescoço.
  • Os sintomas aumentam mesmo antes da menstruação.

Pele e hormonas

Nas peles afetadas pela acne adulta, costumam confluir vários fatores: a predisposição hereditária para a impureza da pele, o tabagismo ou a toma de medicamentos com iodeto ou cortisona também podem favorecer o aparecimento de borbulhas nos adultos.

No entanto, o fator decisivo é o efeito das hormonas na pele. Especialmente as hormonas sexuais masculinas (androgénios, que também se produzem no corpo feminino) influenciam o desenvolvimento da acne. As hormonas do stress têm um efeito semelhante, e como “a cara é o espelho da alma” pode refletir deste modo o stress e a ansiedade.

Às vezes, a pele também reage a um cuidado incorreto. Pode tratar-se de um creme de noite demasiado nutritivo, de um creme antienvelhecimento ou de uma maquilhagem com ingredientes que favorecem o aparecimento de pontos negros. Por isso, pode ser útil experimentar diferentes combinações de produtos na nossa rotina diária.

Consulta um especialista

Se estás a lutar contra a acne pela primeira vez, deves fazê-lo com a ajuda do teu dermatologista. Este pode fazer o diagnóstico correto e distinguir a acne de outras doenças. Em casos graves, poderá receitar medicação, embora na maioria das vezes baste usar cremes, géis ou soluções com ingredientes anti-inflamatórios e antibacterianos.

Em qualquer caso, o segredo está em ter paciência e persistência. Muitos tratamentos ou rotinas de cuidado facial só fazem efeito passadas umas semanas e se desistires antes do tempo não terão servido para nada.

A luz solar ajuda a combater a acne?

O facto de as borbulhas parecerem diminuir depois de apanhar sol é um engano: só são menos visíveis na pele bronzeada. Na realidade, a radiação UV piora a acne e multiplica as possibilidades de ficarem manchas permanentes na pele.

Além disso, alguns medicamentos e ingredientes de cosméticos para a acne também fazem com que a pele seja especialmente sensível à luz, por isso, assegura-te de utilizar sempre um fator de proteção solar elevado (e com fórmula não comedogénica!).

Recomendações de produtos para a acne

Seja qual for a origem da acne e o tratamento receitado pelo médico, é sempre aconselhável realizar uma rotina facial diária focada em manter a pele o mais limpa possível. Para isso, alguns produtos recomendados são:

  • Limpadores Cerave, para limpar a pele em profundidade todas as manhãs e noites, e eliminar impurezas e restos de maquilhagem.
  • Sérum La Roche-Posay Anti Imperfeições Ultra Concentrado, para tratar imperfeições, poros visíveis e pontos negros.
  • Avène Cleanance Cuidado Matificante, para hidratar a pele sem lhe adicionar gordura.
  • Eucerin Sun Facial Gel-Creme Oil Control Dry Touch SPF50+, imprescindível para proteger a tua pele do sol diariamente e prevenir marcas.

Umas últimas dicas:

  • Foge dos tónicos à base de álcool, já que podem alterar o equilíbrio da pele.
  • Ainda que te custe, é proibido apertar as borbulhas ou pontos negros! Isto pode provocar cicatrizes e agravar a inflamação. Por isso, se não te consegues controlar, vai a um centro de estética especializado onde realizem limpezas faciais corretamente.
  • Tenta evitar o consumo de álcool, nicotina e açúcares.

Com sorte, a acne adulta desaparecerá com o tratamento adequado. Se não for assim, isto talvez te anime: em meados dos 40, o mais tardar, o drama costuma acabar.

Se já passaste por isto e conseguiste superá-lo com sucesso, partilha os teus truques infalíveis nos comentários para ajudar outras pessoas que necessitem!