Malassezia: o fungo que talvez tenhas e que afeta a tua acne

Malassezia: o fungo que talvez tenhas e que afeta a tua acne

Tens borbulhas?

A tua pele costuma picar quando elas aparecem? Se já experimentaste tratamentos para a acne, como BHA, niacinamida, árvore-do-chá, etc., e a pele não melhora, pode ser que tenhas acne fúngica ou foliculite por malassezia e ainda não saibas.

A acne fúngica é parecida com a acne vulgar ou acne hormonal, mas o tratamento pode ser diferente, por isso é que não notas melhorias! Às vezes, notas que a inflamação diminui e melhora um pouco usando produtos antiacne, mas não totalmente, e voltam a aparecer.

O causador é o fungo malassezia, que se alimenta do sebo gerado pela nossa pele. É um fungo que reside naturalmente na nossa pele, mas que, quando se altera e há crescimento excessivo, infeta os folículos, provocando borbulhas.

Cada vez há mais estudos sobre este tema, já que é complexo, o que faz com que as opções de dermocosmética disponíveis também vão aumentando.

Qual é a causa da acne fúngica?

Ao contrário da acne vulgar ou hormonal, que é causada por bactérias, desta vez é um fungo que provoca a infeção e, em consequência, as borbulhas. Além de pityrosporum folliculitis ou foliculite por malassezia, estes fungos também podem dar lugar a uma série de problemas de pele, como, por exemplo, a psoríase, a caspa, o eczema e a dermatite seborreica.

Como saber se tenho acne fúngica ou foliculite por malassezia?

  1. Tens pápulas e pústulas (borbulhas com e sem pus).
  2. Estão em zonas como a testa, bochechas e queixo, com um padrão similar ao da acne. Também nas costas, peito, pescoço e braços, em alguns casos.
  3. Costuma haver comichão.
  4. Não costuma haver seborreia (excesso de oleosidade).

O que é a malassezia?

De malassezia não há só uma: é uma família de fungos em que há 14 espécies diferentes que se encontram naturalmente no microbioma da pele. São organismos polimórficos, lipofílicos, que vivem na parte lipídica do sebo que a nossa pele produz. Tal como com outras espécies que fazem parte do microbioma da pele, se a sua população estiver controlada, não causam problemas.

Como tratar a acne fúngica?

Se suspeitas que tens acne fúngica ou as tuas borbulhas não melhoram com cosmética convencional, recomendamos que procures ajuda especializada: o/a dermatologista irá recomendar-te o melhor tratamento para o teu caso.

Os fungos tipo malassezia costumam ser resistentes a tratamentos para acne convencionais, por isso é que insistimos que um bom diagnóstico é fundamental para erradicá-lo. Há ingredientes que podem ajudar a curá-lo, como o zinco, o ácido azelaico, o própolis... Embora, neste caso, recomendemos utilizar fórmulas que sejam malassezia-safe e não só que contenham o ingrediente que a trata. Ou seja, que o produto em si esteja pensado para ser respeitador para peles com acne por fungos. Também te recomendamos fugir de ingredientes irritantes, como fragrâncias sintéticas, e evitar os óleos.