Dependência dos sprays nasais? Descobre como voltar a respirar!

Dependência dos sprays nasais? Descobre como voltar a respirar!

Para as piores constipações

Para as piores constipações, daquelas com nariz entupido incluído, os sprays nasais descongestionantes podem proporcionar um alívio rápido. Mas sabias que usá-los durante muito tempo pode causar dependência? As tuas mucosas nasais habituam-se ao princípio ativo e tens de utilizar o spray com maior frequência. A longo prazo, isto pode danificar gravemente as membranas mucosas nasais e fazer com que te tornes mais suscetível a infeções respiratórias, a hemorragias nasais e a produzir mucosidade. Mas não entres em pânico! Há formas de ultrapassar a dependência destes sprays.

Como se desenvolve a dependência do spray nasal?

Os aerossóis ou gotas nasais contêm simpatomiméticos, como a oximetazolina ou a xilometazolina, como ingredientes ativos. Estas substâncias reagem nas mucosas, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam e o tecido inche, produzindo uma sensação de libertação no nariz e permitindo voltar a respirar profundamente.

No entanto, com o uso prolongado, a tua mucosa nasal "habitua-se" e desenvolve tolerância, de modo que os recetores se tornam menos sensíveis a estas substâncias. Resultado? Um círculo vicioso de doses cada vez mais altas para conseguir que façam efeito durante o mesmo tempo.

Mas há mais! O uso excessivo de aerossóis e gotas nasais faz com que as mucosas do interior do nariz sequem e rachem, fazendo com que quem os usa se torne propenso a sofrer hemorragias nasais, formação de crostas e mais suscetível a infeções respiratórias.

5 passos para superar a dependência dos aerossóis nasais:

  1. Ter paciência e ser perseverante, já que, segundo a gravidade e a duração da dependência, a sensação de nariz entupido não desaparecerá até passados dias (ou semanas).
  2. Mudar para sprays nasais que contenham cortisona, já que esta tem um efeito anti-inflamatório nas mucosas nasais.
  3. Utilizar o spray um máximo de 2 vezes por dia durante um período de 3 a 5 dias antes de começar a reduzir a dose.
  4. Experimentar aerossóis nasais especiais para crianças ou bebés, que contêm uma menor quantidade de ingrediente ativo.
  5. Optar por sprays nasais de água do mar, já que, graças ao seu alto teor em sal, ajudam a eliminar a mucosidade presa e, ao mesmo tempo, favorecem a humectação e a autolimpeza do nariz.

Por norma, o período para superar a dependência costuma demorar entre 1 e 3 semanas. Se depois continuares a sentir dificuldades para respirar, consulta o teu médico para conhecer a causa e/ou outras opções de tratamento.

Como prevenir a dependência do spray nasal?

Para evitar a dependência, não é necessário deixar os aerossóis ou as gotas por completo. No entanto, é aconselhável:

  • Não utilizar o spray nasal durante mais de uma semana seguida. Se os sintomas persistirem, consulta o teu médico antes de continuar a utilizá-lo.
  • Usar o spray apenas antes de dormir para que as mucosas nasais possam recuperar da substância ativa entre as aplicações.
  • Antes de utilizar o aerossol nasal, dar um breve passeio, já que o exercício poderá aliviar a necessidade.
  • Manter sempre uma boa hidratação e evitar permanecer em divisões com o ar seco do aquecimento ou do ar condicionado.

Se, depois destas dicas, ainda tiveres dúvidas, não te esqueças de consultar o teu profissional de saúde de referência.