
Os piercings
Os piercings são perfurações onde se coloca uma joia, por exemplo, na orelha ou no nariz, embora também se possam fazer noutras zonas como os lábios, a língua e outras partes do corpo.
Um dos primeiros passos (e mais importantes) que deves tomar depois de fazeres um piercing é seguir as orientações de desinfeção de forma adequada durante os primeiros dias, para assegurar que este cura de forma eficaz. Isso vai ajudar-te a evitar infeções e que o corpo rejeite a joia.
Passo a passo para desinfetar um piercing
- Lava as mãos: Antes de manipulares a tua pele ou o teu novo piercing, deves lavar bem as mãos com água morna e sabão antibacteriano. Isso vai ajudar a eliminar qualquer bactéria ou germe que possas transferir para a área do piercing.
- Limpa suavemente a área do piercing: O melhor é usares água morna com um pouco de sabão neutro. Podes usar um cotonete de algodão esterilizado ou então de uma gaze. Deves limpar tanto a parte da frente como a parte de trás do piercing (ou só a parte da frente, se for um piercing microdermal) para eliminar qualquer acumulação de sangue ou sujidade.
- Realiza movimentos suaves: Evita esfregar ou mover bruscamente o piercing, já que isto pode causar irritação ou lesões adicionais. Em vez disso, realiza movimentos suaves e circulares ao limpar a área.
- Enxagua com água limpa ou soro fisiológico: Depois de limpares o piercing, enxagua-o suavemente com água limpa para eliminar qualquer resíduo da solução de limpeza. Não deves usar água com pressão, já que poderá ser demasiado forte para o piercing.
- Seca-o com suavidade: Utiliza uma gaze esterilizada ou uma toalha de papel que não liberte pelos para secar a área do piercing. Deves fazê-lo com suavidade, sem esfregar, para evitar irritações.
- Evita tocar no piercing com as mãos sujas: Ao longo do processo de cicatrização, evita tocar no piercing com as mãos sujas. Isso pode introduzir bactérias e causar infeções. Se precisares de tocar no piercing, deves lavar bem as mãos novamente.
- Segue as instruções do teu piercer: Cada piercing pode ter requisitos de cuidado específicos, pelo que é importante seguir as instruções fornecidas por quem te fez o piercing. A pessoa vai dar-te orientações adicionais sobre como limpar e cuidar do teu novo piercing, dado que cada zona tem requisitos especiais.
Quantas vezes ao dia é preciso limpar um piercing acabado de fazer?
O habitual é a limpeza 2 a 3 vezes ao dia durante os primeiros 15 dias. Alguns piercings demoram mais a curar e é preciso continuar a limpá-los diariamente durante semanas.
O que fazer se um piercing infetar?
Se o teu piercing estiver avermelhado, supurar e notares a pele um pouco quente, é provável que tenha infetado. Recomendamos que vás o mais depressa possível a um centro de saúde para que te recomendem o melhor a fazer no teu caso, especialmente se o piercing estiver numa zona mucosa (como a língua, os lábios ou os genitais).
Se tiveres um piercing infetado, segue os passos que te recomendamos antes para desinfetá-lo 2 a 3 vezes ao dia e pergunta na tua farmácia por uma pomada antibacteriana. Evita tocar no piercing com as mãos, movê-lo ou que roce na roupa.
Se doer muito ou tiveres febre, é importante que vás às urgências.