Como dormir para não ter olheiras e papos?

linkedin-img

Revisto por Aïna Munné Bertran

Como dormir para não ter olheiras e papos?

Olheiras e Papos: Causas e Soluções

Quantas vezes te perguntaram se não tinhas dormido bem e, ao quereres saber porquê, te disseram que tinhas ohleiras? Embora a falta de sono seja um dos principais fatores que potenciam o aparecimento de olheiras e papos, o stress, a própria genética, a má alimentação, fumar, beber álcool, a sinusite, algumas alergias e os problemas renais também podem provocá-las.

No que ao descanso diz respeito, demonstrou-se que dormir em excesso (mais de 9 horas por dia em função da idade) pode provocar o aparecimento de olheiras e papos, uma vez que os músculos orbiculares das pálpebras se ativam menos, não se estimula a drenagem e, como consequência, no dia seguinte acordamos com os tão temidos olhos de guaxinim ou panda.

Dormir de bruços faz com que fiques com mais olheiras e papos. É tão importante entender quantas horas é preciso dormir para não ter olheiras ou papos como a postura que adotamos ao adormecer. Os especialistas da pele (entre eles Harold Lancer, o dermatologista de Kim Kardashian) afirmam que dormir de bruços ou adotando outras posturas inadequadas acentua as olheiras e os papos, uma vez que provoca uma pressão nos olhos que contribui para o aparecimento de sombras escuras no contorno, os fluidos do rosto acumulam-se e formam-se papos e retenção de líquidos.

A pele do contorno dos olhos é uma das zonas mais sensíveis e castigadas. Para termos consciência disso, basta pensar nos músculos dos olhos, sempre em movimento. Para além disso, é cinco vezes mais fina que a do resto do oval facial, dispõe de menos glândulas sebáceas (responsáveis pela hidratação da pele) e, à medida que se avança na idade, torna-se menos flexível, mais fina e acumula mais melanina (hiperpigmentação).

Para evitar o aparecimento de olheiras e papos, recomenda-se dormir com a cara ligeiramente elevada, sem oprimi-la contra a almofada. Desta forma, facilita-se a drenagem dos líquidos do rosto. Para potenciar o efeito, corta duas rodelas de pepino e coloca-as sobre as pálpebras para repousá-las e hidratá-las antes de te deitares. Vais ver como desaparecem!

Como já sabemos, é possível chegar a ter olheiras apesar de dormir bem e devido a razões que, muitas vezes, escapam ao nosso controlo, como os fatores hereditários. No entanto, existem remédios anti-olheiras com propriedades anti-inflamatórias como o óleo de rícino, rico em ácidos gordos que favorecem o fluxo dos vasos sanguíneos e aclaram as pálpebras inferiores.

Quanto aos cosméticos mais eficazes para o tratamento de papos e olheiras, entre os nossos favoritos encontra-se o Instantflash da Factor Skin 53, um gel de uso diário com efeito lifting composto à base de extratos marinhos, silicatos e péptidos biomiméticos que tensionam a pele, atenuam as linhas de expressão e reduzem o aparecimento de papos e olheiras desde a primeira aplicação. O seu ingrediente de destaque? O Sirtalice, obtido a partir da fermentação de microrganismos que se encontram no fundo do mar e que são capazes de sobreviver sob as condições mais adversas no seu habitat natural. Além disso, o seu pH neutro não provoca irritações, pelo que se trata de um produto adequado para as peles mais sensíveis.

Já sabes! Descansa, dá à tua pele o cuidado que ela merece e esquece as olheiras para sempre.