Aqui tens alguns conselhos sobre como remover a cera dos ouvidos sem ferir: * Amolece a cera. Podes usar um conta-gotas para aplicar óleo mineral, glicerina ou gotas para os ouvidos disponíveis sem receita no canal auditivo. * Irriga o ouvido. Após um ou dois dias, quando a cera estiver amolecida, podes usar uma seringa de borracha para injetar água morna no canal auditivo. Inclina a cabeça para permitir que o líquido escorra. * Seca o canal auditivo. Quando terminares, seca suavemente o canal auditivo externo com uma toalha macia. Se estes métodos não funcionarem, deves consultar um médico para que este remova a cera.

Aqui tens alguns conselhos sobre como remover a cera dos ouvidos sem ferir:
* Amolece a cera. Podes usar um conta-gotas para aplicar óleo mineral, glicerina ou gotas para os ouvidos disponíveis sem receita no canal auditivo.
* Irriga o ouvido. Após um ou dois dias, quando a cera estiver amolecida, podes usar uma seringa de borracha para injetar água morna no canal auditivo. Inclina a cabeça para permitir que o líquido escorra.
* Seca o canal auditivo. Quando terminares, seca suavemente o canal auditivo externo com uma toalha macia.

Se estes métodos não funcionarem, deves consultar um médico para que este remova a cera.

O ouvido tem três partes

O ouvido tem três partes: uma parte externa, um canal (parte média) e a membrana do tímpano (parte interna). É no canal que se produz o cerúmen, que é a proteção natural do ouvido. O que é que ele faz?

  1. Prende germes e pequenas impurezas.
  2. Previne infeções.
  3. Evita a entrada de água.

É comum encontrar pessoas que limpam os seus ouvidos introduzindo elementos como, por exemplo, os cotonetes. Acreditamos que desta forma eliminamos o cerúmen, mas causamos o efeito contrário! Estes elementos externos alteram o pH, retiram cera em excesso e reduzem a capacidade de defesa dos ouvidos contra os germes. É uma ação inadequada que, a longo prazo, pode levar a problemas auditivos, como a surdez.

Como limpar os ouvidos de forma rápida e segura

  1. Utilizar uma solução salina: Mistura meia chávena de água morna com uma colher de sopa de sal fino. Aplica nos ouvidos com a ajuda de um algodão (a cabeça tem de estar inclinada, com o ouvido em tratamento virado para cima) e, ao fim de um bocado, ouvidos limpos!
  2. Usar água oxigenada: Mistura partes iguais de água fervida com água oxigenada e limpa assim os teus ouvidos. Graças à água oxigenada, os tampões de cera amolecem.
  3. Aplicar óleo de bebé ou azeite: Se tens tampões de cerúmen, esta é a melhor solução. Coloca umas gotas deste óleo para amolecer a cera e, a seguir, um bocadinho de algodão. Deixa atuar durante toda a noite e, no dia seguinte, elimina o excesso de óleo.
  4. Cuidado com os cotonetes! A sua utilização só é recomendável para limpar a parte externa do ouvido. Além disso, devem ser introduzidos de forma reta e não os deves usar para eliminar o cerúmen da parte média.
  5. Utilizar sprays auditivos: São adequados para a higiene habitual do ouvido. A sua utilização contribui para prevenir a acumulação de cerúmen e limpar de forma segura, suave e eficaz, proporcionando uma sensação de frescura.
  6. Limpar mediante atividades quotidianas: Se, em determinados momentos, notas aquele incómodo tampão de cera, podes realizar uma série de atividades que ajudarão a eliminá-lo de forma natural, como, por exemplo, mastigar pastilha elástica ou mover a mandíbula.
  7. Não deves abusar da limpeza do ouvido: O excesso de limpeza não é bom, já que o cerúmen é uma defesa natural. Aconselha-se a realizá-la uma vez por semana.

Cuida dos teus ouvidos com a ajuda dos nossos conselhos!