A receita Budwig, um pequeno-almoço que combate doenças.

A receita Budwig, um pequeno-almoço que combate doenças.

Tomas um bom pequeno-almoço todos os dias?

A primeira fonte de energia diária é mais importante do que imaginas. Os nutrientes que ingerimos nesse momento são cruciais para enfrentar o dia com vontade e energia.

A Dra. Johanna Budwig, doutorada em química e física e licenciada em medicina, centrou a investigação de uma vida neste propósito: os alimentos podem ajudar-nos a lutar contra algumas doenças, como o cancro. Budwig estudou a fundo as propriedades e os benefícios de algumas gorduras, especialmente as vegetais, contidas nos óleos e sementes.

Budwig criou um protocolo de dieta que se popularizou como dieta anticancro. Embora hoje em dia saibamos que as dietas alcalinizantes têm pouca base científica, concordamos nas propriedades benéficas de adicionar mais ácidos gordos à dieta, especialmente Ómega-3, como escudo antioxidante e protetor para algumas doenças.

Porque é que o creme Budwig é considerado anticancro

Um dos marcos do protocolo Budwig é o creme que idealizou para o pequeno-almoço, uma preparação simples que une o óleo de linhaça com um ingrediente que os veicula para que se absorvam melhor: o queijo quark.

Na linhaça encontram-se ácidos gordos essenciais Ómega-3. São capazes de reparar a membrana celular danificada, tornando-a mais permeável e permitindo a passagem do oxigénio.

O problema reside no facto de o óleo de linhaça ser difícil de digerir, por isso usar queijo quark magro foi determinante para elaborar uma emulsão muito mais fácil de absorver por parte do intestino.

Hoje em dia sabemos que a dieta ou protocolo Budwig está pouco apoiada pela comunidade científica como tratamento anticancro, mas é considerado um tratamento complementar e, em medicina integrativa, recomenda-se juntamente com outros de prescrição médica.

Passo a passo da receita de creme Budwig

  1. Três colheres de chá de iogurte magro ou queijo quark, baixo em gorduras.
  2. Duas colheres de sopa de óleo de linhaça.
  3. Sumo de meio limão.
  4. Duas colheres de chá de frutos secos ou sementes oleaginosas, como sésamo, linhaça, pinhões, nozes, pevides de abóbora ou girassol, amêndoas, avelãs… O que mais gostares!
  5. Três colheres de chá de passas ou, se preferires, podes adicionar meia banana ou mel, ou até uns pedacinhos de chocolate. Um toque doce ao creme!
  6. Duas colheres de sopa de cereais crus, seja aveia, milho-painço, arroz integral, cevada, trigo, centeio ou trigo-sarraceno. Podes adicioná-los moídos no momento ou inteiros.

Conclusão

O creme Budwig é uma receita com um grande valor energético, pelo que é perfeita para tomar ao pequeno-almoço.

Dá-te as energias suficientes graças ao seu alto teor em vitaminas, minerais, ácidos gordos essenciais, proteínas e micronutrientes, para enfrentares o dia. Vais começar o teu dia a experimentar esta receita?