
Dor de cabeça, congestão nasal, espirros, tosse, comichão nos olhos… Estes são alguns dos sintomas incómodos produzidos pela alergia primaveril. Reconheces algum? Para os tratar, existem medicamentos que se podem tomar para os aliviar ou prevenir, mas podemos recorrer a uma solução mais respeitadora com o organismo: anti-histamínicos naturais.
O que é a alergia e porque aumenta na primavera?
A alergia é uma resposta do sistema imunitário perante agentes externos, como podem ser os ácaros e o pólen. Estes agentes causam a libertação de uma proteína conhecida como histamina, a culpada das congestões nasais, dos espirros e das comichões, entre outros. Durante os meses primaveris, devido à alta concentração de pólen no ar, os casos de alergia disparam.
Solução para a alergia
O consumo de anti-histamínicos é uma solução parcial para todos os incómodos. É uma substância que bloqueia a atividade da histamina para deter a reação alérgica. A maioria dos medicamentos para a alergia contém anti-histamínicos, mas alguns deles possuem efeitos secundários, como sedação ou problemas para a aprendizagem e a memória.
Se queres uma alternativa mais natural para tratar os sintomas da alergia, entre os produtos de farmácia que, combinados com uma dieta sã e equilibrada, te ajudarão a reduzir os sintomas da alergia primaveril, encontram-se as cápsulas H4U ginkgo biloba 500 mg, o colírio Vidisan Alergia com Ectoin e Respimar descongestionante para limpar as fossas nasais. Também podes consumir quercetina, consultar soluções para aliviar a alergia primaveril ou então informar-te sobre sintomas, prevenção e como combater os sintomas da alergia.
Anti-histamínicos naturais para reduzir alergias
Por outro lado, a natureza oferece-nos anti-histamínicos naturais mais saudáveis e muito eficazes, com efeitos benéficos parecidos aos que nos trazem os medicamentos. Queres saber quais são?
- Chá de urtiga. Dos mais rápidos! Este chá controla os sintomas da alergia de forma muito rápida. As propriedades que contém fazem com que se reduzam os alergénios nas vias respiratórias e se acalme a congestão nasal.
- Vinagre de maçã. Muito eficaz para as alergias sazonais, já que tem substâncias anti-inflamatórias, antivirais e anti-histamínicas.
- Chá de rooibos. Também se chama chá vermelho africano e ajuda-nos a travar a congestão, a sensação de ardor e as comichões da garganta. Ao ser uma bebida muito natural, não provoca sono como acontece com os medicamentos.
- Chá de ginkgo biloba. Tal como o chá de alfafa, diminui o excesso de mucosa do nariz e a comichão dos olhos. Duas chávenas por dia e pronto!
- Vitamina C. Fácil de utilizar para pôr fim às reações alérgicas! Há muitos alimentos que contêm esta vitamina, assim como outros suplementos disponíveis.
- Bromelaína. É outro anti-histamínico natural, formado por uma enzima capaz de reduzir o inchaço, a inflamação e a dor. Neste caso, é necessário utilizar suplementos de bromelaína.
Todos estes remédios naturais poderão acalmar os sintomas da alergia, ainda que não seja recomendável que ingiras vários ao mesmo tempo. Se queres experimentar o consumo de algum deles, recomendamos-te consultá-lo antes com o teu especialista.