
A espirulina e seus benefícios
A espirulina é uma alga de cor azul-esverdeada com forma de espiral (daí o nome) que é formada por cianobactérias do género Arthrospira e é considerada um superalimento. Esta alga é uma fonte natural de proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para uma dieta equilibrada.
É considerada um superalimento porque, além de conter muitos nutrientes, alguns têm um valor nutricional muito importante. 57% da sua composição são proteínas muito digeríveis, sendo, de facto, mais assimiláveis do que as da carne de vaca. Também é rica em ferro e antioxidantes naturais, mas baixa em gorduras e calorias.
Que benefícios pode a espirulina trazer?
- Ajuda a baixar os níveis de colesterol.
- Ajuda a controlar os níveis de glicose e triglicéridos no sangue.
- Proporciona um efeito saciante, uma vez que tem mucilagens que incham no nosso estômago e nos dão sensação de plenitude.
- Ao formar esta massa, também tem efeito laxante mecânico, não irrita as mucosas do intestino e ajuda a regular o trânsito intestinal.
- Reforça o sistema imunitário.
- É útil nas anemias devido ao seu conteúdo em ferro.
Por todas estas características, a espirulina costuma ser usada como suplemento em dietas carenciais ou restritivas. No primeiro caso, fornece ao indivíduo os nutrientes de que necessita e, no segundo caso, ajuda a manter uma dieta equilibrada, mesmo que estejas a seguir um plano de perda de peso.
Que propriedades tem a espirulina em cosmética?
A espirulina também é um ingrediente interessante que podes encontrar em séruns, produtos de limpeza e cremes faciais pelo seu conteúdo em vitamina E, vitamina A e minerais como cálcio, fósforo e ferro.
- O seu alto conteúdo em antioxidantes proporciona ação antienvelhecimento e anti-inflamatória.
- Ajuda a prevenir o aparecimento de rugas.
- Reduz as manchas ou marcas provocadas pela acne.
- Em produtos de limpeza facial, ajuda a desintoxicar e ativa a renovação celular da pele.
Que quantidade de espirulina podemos consumir por dia?
A quantidade de espirulina diária para adultos é de aproximadamente 2 g, embora esta dose possa variar segundo a idade e os requisitos de cada pessoa. É um complemento alimentar muito seguro, mas as pessoas com fenilcetonúria não devem consumi-lo, uma vez que contém fenilalanina. Também não é adequado para pessoas com doenças autoimunes, uma vez que reforça a ação do sistema imunitário.