Sentes cansaço? Remédios naturais para recuperares a energia

Sentes cansaço? Remédios naturais para recuperares a energia

6 complementos naturais para ter mais energia

Erva-mate: É uma erva que se toma habitualmente na Argentina e no Uruguai, comummente conhecida como "mate". Prepara-se no recipiente desenhado para infusionar as folhas trituradas de erva-mate e pode-se tomar tanto fria como quente. Normalmente não se filtra a infusão, mas sim toma-se diretamente.

Benefícios: Efeito estimulante, antioxidante, diurético, ajuda a proporcionar sensação de saciedade, mitigação da retenção de líquidos.

Contraindicações: Não apto para pessoas que sofrem de ansiedade, insónia, hipertensão, gastrite.

Guaraná: O guaraná é uma planta que vem da zona da Amazónia. É usado comummente como ingrediente em bebidas energéticas pelo seu alto conteúdo em cafeína. Pode consumir-se em formato cápsulas, pó, extrato líquido ou como ingrediente em complementos alimentares multivitamínicos.

Benefícios: Estimulante, ajuda a mitigar a astenia e a fadiga.

Contraindicações: Não apto para pessoas com ansiedade, insónia, gastrite e cólon irritável.

Alecrim: Uma das plantas mais suaves desta lista, o alecrim é utilizado tanto como infusão digestiva como especiaria para incluir em guisados e molhos. Mas, além disso, é um tónico que pode proporcionar alívio em casos de cansaço físico e mental.

Benefícios: Auxilia na circulação e na digestão, proporciona alívio durante a síndrome pré-menstrual.

Contraindicações: Não apto para pessoas com obstrução nas vias biliares e hipertensão.

Hortelã: Quem é que nunca tomou uma boa chávena de poejo-hortelã depois de uma refeição copiosa? O seu agradável sabor torna-a uma das ervas mais populares em todo o tipo de produtos alimentares. Além disso, serve como coadjuvante na redução da sensação de cansaço e fadiga.

Benefícios: Favorece a digestão, com efeito expetorante, estimulante e analgésico.

Contraindicações: Não apto para a acidez estomacal nem para pessoas com hérnia do hiato.

Urtiga-verde: Esta "erva daninha" pode ajudar-nos a combater a falta de energia. Cuidado se a encontrarmos pelo campo porque pode irritar-nos a pele. Mas quando se apresenta em infusão ou complemento alimentar pode proporcionar-nos diversas propriedades benéficas.

Benefícios: Antioxidante, diurética, antibacteriana.

Contraindicações: Não apto para pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

Sálvia: Outra planta que nos pode alegrar os pratos, sobretudo da cozinha italiana, é a sálvia. Mas também nos pode servir para melhorar as funções cognitivas, além de reduzir a sensação de fadiga e cansaço.

Benefícios: Ajuda a regular a menstruação, tónico para dores de estômago, melhora a digestão.

Contraindicações: Não apto para pessoas com insuficiência renal e pessoas que seguem tratamentos com estrogénios.

Como sempre recomendamos, estes suplementos devem ser tomados dentro de uma dieta variada e equilibrada e como parte de um estilo de vida ativo.