Urticária causada pela onda de calor: o que fazer e como tratar a irritação cutânea?

Urticária causada pela onda de calor: o que fazer e como tratar a irritação cutânea?

Uma nova onda de calor chegou

e não, não vamos falar das alterações climáticas, mas sim dos problemas cutâneos que estão a surgir devido a ela.

Segundo o 'Relatório de tendências do mercado farmacêutico espanhol', realizado todos os meses pela consultora IQVIA, aumentou a procura por produtos para a irritação da pele. Este relatório, além de esclarecer quais são as tendências do mercado farmacêutico (como a compra de protetores solares no verão), também serve para detetar o aumento da compra de um determinado produto e poder identificar preocupações ou anomalias relacionadas com a saúde.

Como consequência do aumento das temperaturas, foi detetado um aumento na compra de produtos para acalmar irritações. Com o calor, aumentou o aparecimento de eczemas, urticária e/ou dermatite por suor.

O que é a urticária por calor?

A urticária é uma reação alérgica que aparece na superfície da pele. As suas causas são muito variadas e podem dever-se desde a uma intoxicação alimentar até a um aumento das temperaturas, como está a acontecer agora mesmo.

O que acontece com o calor é que, ao aumentar a temperatura corporal, as fibras nervosas das glândulas sudoríparas reagem ao calor e ao suor, e o sistema imunitário liberta histaminas, causando essa sensação de comichão na pele.

O aparecimento de irritação cutânea por calor pode apresentar-se em pessoas de qualquer idade, mas afeta mais pessoas com alergias solares, grávidas, crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de problema de saúde.

Como saber se tenho urticária por calor?

Ou o que é o mesmo: Quais são os sintomas desta urticária ou irritação cutânea? Os principais sintomas são a vermelhidão da pele, comichão ou o aparecimento de vergões após uns quinze minutos de exposição a altas temperaturas.

Sintomas gerais para poder detetá-la:

  1. Inchaço da pele ou nos lábios, olhos e/ou garganta, também conhecido como angioedema.
  2. Irritação ou vermelhidão cutâneas.
  3. Sensação de comichão ou ardor.
  4. Tosse ou falta de ar.
  5. Dor no estômago, tonturas ou diarreia.
  6. Diminuição da pressão arterial.

Se detetarmos algum desses sintomas após a exposição a altas temperaturas, a recomendação é procurar um especialista para que possa determinar se a causa é o calor ou se estás a ter outra reação alérgica.

Também existe a urticária por aumento da temperatura corporal ou urticária colinérgica, que se relaciona com o esforço físico ou um aumento do calor interno (como ao comer picante). Esta caracteriza-se por causar lesões de 2 a 3 mm de diâmetro nas costas e no pescoço.

O que fazer em caso de irritação cutânea por calor?

Perante qualquer anomalia, a primeira recomendação é sempre procurar um especialista que possa detetar o que está a acontecer e poder receber o tratamento pertinente.

A seguinte recomendação seria evitar, na medida do possível, a exposição ao agente responsável por essa urticária, que neste caso seria o calor.

Ainda que em termos gerais estas irritações revertam sozinhas, segundo os especialistas poderíamos aliviar o excesso de comichão com um tratamento à base de anti-histamínicos. Este tratamento é prescrito por um médico e ele decide também o tempo de uso do mesmo.

O que podemos fazer para melhorar a comichão e o desconforto em casa?

Além de seguir o tratamento médico, há uma série de medidas diárias que podem ajudar a melhorar a comichão e a irritação cutâneas:

  1. Duches curtos e, se possível, evitando a água quente.
  2. DURANTE a erupção cutânea, será melhor evitar o uso de perfumes, loções perfumadas, etc.
  3. Se tivermos tomado um banho no mar ou na piscina, seria recomendável tomar um duche com sabão neutro e suave antes de voltarmos para casa.
  4. Um dos momentos de aumento de comichão costuma ser à noite. Assim, recomenda-se lavar os lençóis com sabões hipoalergénicos e/ou para peles sensíveis, e inclusive lavar os lençóis com sabões para roupa de bebé. Além disso, o melhor seria não abusar do amaciador.

Quais são os melhores produtos para pele irritada por calor?

Utilizar cremes específicos para a urticária por calor ou para outros problemas cutâneos que podem piorar com o calor, como a dermatite atópica ou a psoríase.

Produtos recomendados para fazer feliz a nossa pele:

  1. Bepanthol SensiCalm creme: Um creme que ajuda a acalmar e a aliviar a comichão e a vermelhidão da pele.
  2. Pranarom Hidrolato Lavanda Spray: Spray de efeito calmante suave que pode ser utilizado tanto por adultos como por crianças.
  3. Eucerin Atopicontrol Spray: Este spray possui uma ação calmante, refrescante e antibacteriana.
  4. Svr Cicavit Sos Grattage: Um spray que ajuda a recuperar a barreira protetora da pele e que pode ser utilizado tanto em adultos como em crianças (a partir dos 3 anos).

Quanto tempo dura a urticária por calor?

Por norma geral, a urticária por calor aparece 15 minutos depois do estímulo térmico e de forma repentina. A sua duração é de uns 30 minutos a uma hora, ainda que algumas lesões possam durar algumas horas mais.

Se a urticária durasse mais deste tempo, deveríamos procurar de novo o especialista para determinar a causa desta persistência.