
Cansaço, falta de energia, sensação de fadiga ou fraqueza corporal ou até mental e sono… Identificas-te?
Se te sentes assim com frequência, seja de forma crónica ou temporária, e de forma generalizada ou apenas em partes concretas do corpo, é possível que se trate de astenia.
Nunca tinhas ouvido esta palavra? Não te preocupes, vou contar-te tudo o que precisas de saber.
O que é a astenia?
O termo astenia engloba os sintomas de fadiga e fraqueza que nos afetam tanto física como psicologicamente e que podem derivar de outras afeções como a gripe, anemia, depressão, ansiedade, insónia, diabetes não controlada, deficiência de vitamina B12, cancro ou problemas do coração, entre outros. Em função da origem, estes sintomas aparecem gradualmente ou de forma mais ou menos imediata.
Outra das causas pode ser a toma de determinados medicamentos, assim como o envelhecimento e as suas doenças associadas (problemas ósseos, musculares, renais…), ou o facto de levar um estilo de vida sedentário ou uma alimentação inadequada.
Astenia: Sintomas comuns
Por norma, sentir cansaço ou fraqueza de forma pontual não só não tem de ser preocupante, como se trata de algo completamente normal com o ritmo agitado do dia a dia. No entanto, quando certos sintomas aparecem com frequência ou se prolongam no tempo, é conveniente prestar-lhes atenção. Estes sintomas podem compreender:
- Dificuldade ou lentidão ao articular movimentos
- Tremores, cãibras ou espasmos musculares
- Esgotamento
- Sintomas semelhantes aos da gripe, como febre ou esgotamento físico
Se estes sintomas persistirem, ou aparecerem outros mais graves como tonturas, problemas para falar, ver ou respirar com normalidade, confusão ou dor no peito que diminuam a qualidade de vida, convém ires ao médico para um diagnóstico profissional.
Que tipos de astenia existem e como superá-la?
É muito comum ter sintomas de cansaço com a mudança de estação, pelo que provavelmente já ouviste falar da astenia outonal, da astenia primaveril ou até da astenia estival.
Além disso, existem outros tipos bastante comuns, como a astenia mental ou emocional, intestinal, senil, neurocirculatória… Normalmente, estes tipos de astenia não são considerados como uma doença, mas estão relacionados com outras condições como o envelhecimento próprio da idade, a ansiedade, a depressão, etc.
Em suma, a astenia é um termo geral que implica um alto nível de cansaço, fraqueza e fadiga que afetam a qualidade de vida do paciente, mas as suas causas são múltiplas e complexas e devem ser determinadas pelo teu médico.
Existem algumas recomendações gerais para prevenir a astenia, como manter um estilo de vida ativo, ter uma boa alimentação e dormir, pelo menos, 7 horas diárias. No entanto, quando estes sintomas derivam de outra doença, será necessário tratar o problema em questão para poder superá-la.