
Sim, sabemos que já ouviste esta frase muitas vezes nos últimos anos, mas é altura de perceber o que é meditar e o que proporciona à nossa mente e ao nosso corpo.
A meditação da atenção plena, uma antiga prática espiritual, é cada vez mais conhecida pelos seus benefícios físicos e mentais. Ao focares-te na respiração, nas sensações corporais e nos pensamentos emergentes, a meditação demonstrou ser especialmente eficaz para controlar o stress, mas não é a única forma! Vamos descobrir mais sobre os seus benefícios.
O que é a meditação da atenção plena?
A meditação da atenção plena permite-nos estabilizar os nossos pensamentos, prestando atenção intencional e sem preconceitos ao momento presente e a tudo o que nos rodeia.
O objetivo da meditação da atenção plena é alcançar um nível de descontração em que aceitamos ver como as nossas emoções se desenvolvem sem qualquer controlo sobre elas, fazendo o esforço de voltar ao presente, à nossa postura, respiração e corpo.
Quais são os benefícios para o corpo e a mente?
A prática regular da meditação tem muitos benefícios para o bem-estar físico e mental, incluindo:
- Melhoria da memória.
- Redução da fadiga mental.
- Redução do stress e da ansiedade.
- Melhoria da concentração.
- Melhor gestão das emoções.
- Redução do risco de doenças cardiovasculares e inflamatórias.
- Efeito positivo em certas formas de demência ou doenças mentais, como a doença de Alzheimer.
- Melhoria da qualidade do sono, com menos problemas para adormecer.
Como se pratica a meditação da atenção plena?
A meditação pode ser praticada de várias maneiras: de pé, sentado, deitado, a caminhar, com os olhos abertos ou fechados, etc.
Podes experimentá-la durante um workshop, retiro, curso ou grupo de meditação dedicado para te familiarizares com a prática, ou por tua conta através de uma aplicação em forma de meditação guiada. Procura o relaxamento e o bem-estar enquanto tentas cultivar uma presença consciente. A melhor maneira de o fazer é prestando atenção à postura e, sobretudo, à respiração.
Quando é que se deve meditar?
A meditação deve ser praticada no momento que te parecer mais apropriado e quando sentires a necessidade de o fazer. Pode ser de manhã, ao levantar, ou à noite, antes de te deitares. Também podes fazer uma pausa para meditar depois de comer ou interromper o dia com sessões breves de alguns minutos, por exemplo, enquanto viajas.
Com a prática regular, sentir-te-ás mais confortável e tornar-se-á mais fácil. Faz da meditação um compromisso diário para uma vida mais tranquila. Além disso, não hesites em combiná-la com uma atividade física anti-stress.
*Artigo traduzido e adaptado por Seila Cuartero Pérez, redigido originalmente por Léa Fillion.