
A menstruação dolorosa
A menstruação dolorosa é um problema que afeta com frequência muitas pessoas com útero. Chama-se dismenorreia e é uma das consultas mais comuns em ginecologia. Costuma manifestar-se como uma dor abdominal e/ou pélvica, que pode aparecer antes da menstruação ou durante esta, e que, às vezes, se estende a outras partes, como a zona lombar baixa, pavimento pélvico, pernas e joelhos. É tão comum que muitas pessoas que menstruam assumem que é normal.
Os analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, são de grande ajuda, mas existe alguma maneira de tratar essas dores sem tomar medicamentos? Que remédios naturais se podem usar para a dor intensa da menstruação?
Cada vez há mais evidência sobre alguns suplementos e práticas que podem ser muito úteis para aliviar as dores intensas da menstruação.
Porque a menstruação dói tanto?
A causa mais frequente deve-se às alterações hormonais que ocorrem durante a menstruação, principalmente pela elevada concentração de prostaglandinas. Estas são responsáveis por contrair o útero para expulsar o endométrio, o que provoca a sensação de dor. Além disso, têm uma função inflamatória e podem provocar outros sintomas, como alterações na evacuação intestinal ou inchaço abdominal devido à acumulação de líquidos, e inclusive piorar doenças inflamatórias como a acne.
Não se sente dor apenas durante a menstruação. As dores pré-menstruais podem ser igualmente intensas. A intensidade e duração dependem de cada ciclo e de cada pessoa, já que há vários fatores em jogo. Também podem estar associadas a outros sintomas, como a dor de cabeça.
Como aliviar a dor da menstruação de forma natural?
- Sálvia: É uma planta anti-inflamatória utilizada historicamente para aliviar as dores menstruais. Pode ser tomada em infusões, como extrato líquido, em cápsulas ou aplicar óleo essencial (diluído) sobre pontos específicos da pele.
- Óleo de prímula: Juntamente com a sálvia, é uma das plantas mais utilizadas para aliviar sintomas pré-menstruais. O seu óleo está disponível em cápsulas ou pérolas.
- CBD: É um derivado seguro da cannabis que não tem efeito psicotrópico e verificou-se que pode ajudar a aliviar dores menstruais.
- Vitamina B6: Suplementos com vitaminas do grupo B, especialmente B6, podem ajudar a regular as hormonas do período.
- Magnésio: Recomendado para prevenir a dor menstrual e a retenção de líquidos, também pode ajudar com as dores de cabeça associadas.
- Aplicar calor: Usar uma esteira, saquinho de sementes quente ou bolsa de água quente na zona abdominal ajuda a acalmar a dor.
- Gengibre: Contém gingerol, um composto com propriedades anti-inflamatórias que pode ajudar na dor menstrual.
- Vitex agnus castus (Agno-casto): Cada vez há mais evidência que apoia os seus benefícios para normalizar ciclos menstruais e acalmar dores associadas.
- Libertar endorfinas: As endorfinas são analgésicos naturais que o nosso corpo produz e podem ser libertadas praticando sexo ou fazendo exercício.
- Pycnogenol: Um potente antioxidante e anti-inflamatório que pode ser útil neste caso.
Quando é que uma dor menstrual é perigosa?
É recomendável consultar um ginecologista se as dores forem muito fortes, persistentes, não melhorarem com o tempo e limitarem as tuas atividades diárias. Doenças como a endometriose ou os fibromas uterinos podem causar dor anormal. Se a dor piorar repentinamente ou aparecer febre, deves consultar urgentemente um profissional de saúde.
Recomenda-se manter um registo da tua menstruação para prestar atenção ao teu ciclo e detetar padrões. Isto pode ser útil ao ires a uma consulta ginecológica.
Conta-nos, qual é o remédio para as dores menstruais que melhor te funciona?