
Uma mudança nos ciclos naturais do organismo dá-nos sempre um sinal de alarme
No que diz respeito ao ciclo menstrual, também é assim? Sabemos diferenciar entre uma menstruação irregular ou uma mudança causada por uma situação de stress ou uma viagem?
Como detetar uma menstruação irregular?
Quando falamos de menstruação irregular, referimo-nos a ciclos menstruais de menos de 24 dias ou de mais de 38, mudanças no tipo de sangramento, seja mais abundante ou muito ligeiro, e incómodos ou até dor intensa durante o período. Mas sabias que apenas 15% das mulheres têm um ciclo “normal” de 28 dias? O resto costuma ter uma menstruação “anormal”, com irregularidades no ciclo, perdas intermenstruais ou perda de sangue vaginal abundante. Nestes casos, o melhor é ires ao ginecologista para que este realize uma exploração e determine as causas exatas.
É importante conhecer os distintos tipos de períodos irregulares para saber como são e que sintomas poderíamos detetar.
- Amenorreia: É um dos tipos mais conhecidos e ocorre uma perda total dos períodos menstruais.
- Dismenorreia: Caracteriza-se por cãibras menstruais fortes e dolorosas, e pode classificar-se como primária ou secundária.
- Menorragia: Neste tipo, ocorre um sangramento intenso ou prolongado. Há que mencionar que algumas mulheres podem sofrer uma perda de sangue intensa durante o período, mas aqui falamos de sangramentos graves e preocupantes com sintomas físicos.
- Oligomenorreia: Refere-se a menstruações que duram mais de 45 dias ou com ciclos pouco frequentes.
- Polimenorreia: Neste caso, ocorrem períodos frequentes de menos de 20 dias.
- Sangramento uterino anormal: Também conhecido como hemorragia uterina disfuncional, ocorre devido a lesões benignas, pólipos endometriais, fibromas uterinos e adenomiose.
Além de anomalias naturais no ciclo, pode haver outras causas que alterem a menstruação. Seguir uma dieta equilibrada e levar uma vida ativa que nos ajude a regular os níveis de stress contribuirá para manter a saúde do organismo e para que processos naturais, como a menstruação, não se vejam alterados.
- Desordens alimentares
- Flutuações excessivas de peso
- Stress ou problemas emocionais
- Alterações hormonais
- Viajar
- Fazer demasiado desporto
- Problemas nos ovários
- Amamentação
É bastante normal que os períodos se adiantem ou atrasem. Há que ter em conta que, quando uma adolescente começa a menstruar, podem aparecer períodos irregulares nos primeiros anos. Também no período de perimenopausa (por volta dos 40 anos) pode aparecer esta irregularidade. Por que ocorre isto? Deve-se ao facto de que entre 6% e 34% dos ciclos nestes dois períodos são anovulatórios, isto é, sem ovulação.
Em qualquer situação e sempre que exista uma mudança no nosso ciclo natural, é recomendável uma visita ginecológica para descartar qualquer anomalia.