Como ler os rótulos dos protetores solares

Como ler os rótulos dos protetores solares

Aplicas o teu protetor solar de duas em duas horas? Sim, confirmo. Fazes isso na quantidade certa (por exemplo, a regra dos dois dedos em todo o rosto)? Confirmo. Sabes como reaplicar o FPS se estiveres a usar maquilhagem? Sim. Agora que tens aprovação máxima, o próximo passo é aprender a ler os rótulos dos protetores solares.

Decifrar o jargão dos produtos solares pode ser complicado, mas é muito necessário. HEVL, PA++++, PAO... são alguns dos termos usados ao rotular os produtos solares. Entenderes isto vai ajudar-te tanto a escolher o produto mais adequado para a tua pele e necessidades como a saber como (e quando) usá-lo corretamente.

O que é o fator de proteção solar (SPF ou FPS)

O SPF ou FPS é o principal indicador de proteção que um produto oferece contra os raios solares. Dá-nos uma ideia da quantidade de raios UVB que o protetor solar bloqueia: quanto mais alto, mais proteção, embora seja importante lembrar que nenhum protetor solar bloqueia 100% dos raios UVB.

Na Europa, distinguem-se estas 5 categorias:

  1. Proteção muito alta: SPF 50+
  2. Proteção alta: SPF de 30 a 50
  3. Proteção média: SPF de 15 a 25
  4. Proteção baixa: SPF inferior a 15

Uma das dúvidas mais frequentes é se existem SPF acima de 50+ ou os chamados ecrã total, já que em alguns produtos a rotulagem indica 100. O fator 30 não protege o dobro de um SPF15, então entre 50 e 100 não há muita diferença. De facto, há anos que deixaram de se chamar ecrãs totais ou que são rotulados como SPF100 porque poderia criar confusão entre os consumidores, pensando que bloqueia 100% dos raios solares, ou que, como é tão alto, é preciso usar menos quantidade da recomendada.

PA+ ou PPD

Outro indicador do fator de proteção é o PA+ ou o PPD, encontrados comumente em produtos asiáticos, especialmente da Coreia do Sul ou Japão. Corresponde ao Protection grade of UVA e mede a proteção contra os raios UVA: quanto maior a quantidade de "+" em PA, maior a proteção UVA:

  1. Proteção muito alta: PA++++
  2. Proteção alta: PA+++
  3. Proteção moderada: PA++
  4. Proteção baixa: PA

O que significa que um protetor é de amplo espectro

Um produto rotulado como amplo espectro oferece proteção contra raios UVA e UVB. O UVA é o responsável pelo envelhecimento prematuro da pele e por danificar o ADN celular, enquanto o UVB se encarrega das queimaduras mais imediatas. Ambos são responsáveis pelo cancro de pele, então é melhor optar por protetores solares de amplo espectro.

É fácil distingui-los: se protegerem contra os UVA, terão um símbolo UVA rodeado por um círculo na embalagem. Se tiver esse símbolo, o valor da proteção UVA é de pelo menos 1/3 do valor do SPF. Por exemplo, para um protetor solar de SPF50, a proteção UVA deverá ser de pelo menos 17.

Filtros solares: químicos ou físicos

Os protetores solares podem ser de dois tipos:

  1. Químicos: como o avobenzona e o oxibenzona, funcionam absorvendo os raios do sol.
  2. Físicos (também chamados minerais): como o óxido de zinco e o dióxido de titânio, refletem os raios UV.

Ambos os tipos de filtros são seguros e não são tóxicos, já que são usados nas quantidades adequadas e testadas. O ideal é escolher um protetor solar que combine vários filtros, já que cada um se especializa num intervalo de comprimentos de onda específicos. Por outras palavras, atuam em sinergia protegendo mais. Os filtros físicos costumam ser mais recomendados em pessoas com pele sensível, já que são menos propensos a causar irritação. Também costumam ser usados em solares para crianças.

Raios infravermelhos

Os raios infravermelhos, embora menos conhecidos, também podem danificar a pele acelerando o envelhecimento prematuro. Alguns produtos solares de alta gama incluem proteção contra os raios infravermelhos, mas a sua eficácia ainda está a ser investigada.

Luz azul

A luz azul, também conhecida como luz HEV ou HEVL, provém principalmente dos ecrãs dos dispositivos eletrónicos e estima-se, segundo os últimos estudos, que pode aumentar a inflamação da pele e, portanto, acelerar a destruição de colagénio. Alguns protetores solares incluem agora proteção contra a luz azul.

Que diferença há entre resistente à água ou muito resistente à água

"Water resistant" ou resistente à água significa que o protetor solar manterá o seu nível de proteção durante um tempo especificado enquanto se nada ou se transpira (normalmente 40, dois banhos de 20 minutos). A versão muito resistente à água proporciona proteção mantida durante 4 banhos de 20 minutos cada um.

"Waterproof" sugere que o protetor solar é completamente resistente à água, mas este termo já não é usado em muitos países visto que pode ser enganador. Todos os protetores solares desvanecem com o tempo, especialmente na água, e devem ser reaplicados regularmente.

Importância do PAO em protetores solares

Agora que já dominas o jargão mais importante, é hora de prestar atenção ao PAO, o Period After Opening (Período Após a Abertura). Refere-se ao tempo que um produto pode ser usado de forma segura após a abertura e é de especial importância em produtos solares.

É indicado com um símbolo de um frasco aberto e um número, que representa o número de meses. Os produtos solares, como outros cosméticos, podem deteriorar-se e perder a sua eficácia com o tempo, pelo que é importante respeitar o PAO se quiseres que o creme solar continue a funcionar e evitar queimaduras.

Os protetores solares costumam ter um PAO de um ano, então, se compraste (e abriste) o teu protetor solar há um ano, é melhor descartá-lo e comprar um novo.

Protetores solares que não danificam o ecossistema marinho

Alguns ingredientes dos protetores solares podem ser prejudiciais para o meio ambiente, especialmente para os recifes de coral. Os protetores solares "sea friendly" ou "reef friendly" são formulados sem estes ingredientes que são considerados nocivos. No entanto, não existe uma regulamentação global para estas afirmações e, atualmente, há pouco consenso sobre os ingredientes que danificam o ambiente marinho.

Não comedogénico

Refere-se a que a fórmula é adequada para peles com tendência acneica, pelo que, se tiveres acne, é o produto ideal. Neste caso, torna-se evidente que é melhor não usar o protetor solar de corpo para o rosto, a não ser que esteja indicado na embalagem, para minimizar o risco de surtos.