
Durante os meses de bom tempo
Durante os meses de bom tempo (e sobretudo agora que o verão se aproxima) desejamos desfrutar ao máximo das boas temperaturas, dos passeios ao sol, idas à praia, à montanha, encontros com amigos e familiares… Mas é nestes momentos que a nossa pele fica exposta (mais que nunca) aos raios do sol. Se não tivermos em conta a sua prevenção, podem causar-nos danos e levar-nos a problemas graves na pele. Por isso, queremos que saibas como deves utilizar corretamente o protetor solar.
Segredos para utilizar corretamente o protetor solar
Para manter a tua pele bonita e em bom estado, segue os nossos conselhos:
- Escolhe corretamente o fator de proteção solar dependendo do teu tipo de pele. Podes ajudar-te com o nosso teste de produtos solares para saberes o mais adequado.
- Aplica o creme solar entre 15 e 20 minutos antes da exposição, assim a tua pele poderá absorvê-lo bem e protegê-la-ás corretamente.
- Pensa nas zonas mais escondidas na hora de aplicar o creme, como as orelhas, as pálpebras e atrás do pescoço. Além disso, o nariz (sobretudo a zona superior e a ponta) também precisa de proteção extra, já que costuma queimar-se mais do que o resto da cara.
- Presta mais atenção ao peito e aos ombros, já que estão mais expostos ao sol, tal como atrás dos joelhos no verão (uma das zonas mais esquecidas e onde se costumam sofrer queimaduras).
- Protege a pele desde dentro com nutricosmética solar. Os benefícios da nutricosmética solar são muitos, entre eles aumentar as “defesas” solares e evitar queimaduras.
Protetor solar facial no corpo
Sim ou não? Se não tiveres mais nada à mão, podes usar um fotoprotetor facial no corpo. Mas recomendamos-te não o fazer. No mercado há muitas opções especialmente concebidas para proteger o corpo, algumas inclusive com benefícios extra como proteção contra picadas de mosquito, de alforreca ou propriedades cosméticas refirmantes e anticelulíticas. Há muito por onde escolher!
Por isso também não te recomendamos usar o protetor solar corporal na cara, já que essa zona tem necessidades distintas. De facto, a pele da cara é muito mais sensível do que a do corpo e mais propensa a sofrer os efeitos da exposição solar: queimaduras, secura, aparecimento de rugas prematuras, etc. Os protetores solares faciais são muito mais leves e costumam conter um extra de ingredientes antioxidantes.