Como tirar água do ouvido sem abdicares de um mergulho

Como tirar água do ouvido sem abdicares de um mergulho

A sensação de ter água dentro do ouvido

A sensação de ter água dentro do ouvido é muito incómoda e bastante comum quando chega a época da praia e da piscina. É um problema que afeta muitas pessoas, normalmente depois de nadar ou mergulhar. A parte positiva? Geralmente, conseguimos resolver a questão facilmente.

Normalmente, a água acaba por sair sozinha, mas quando isso não acontece, a humidade retida pode provocar uma infeção. Se queres saber o que fazer quando te entra água nos ouvidos para poderes prevenir a situação, não percas estas 5 dicas!

Dicas para remover água do ouvido

  1. Sacode o lóbulo da orelha afetada
    Sem dúvida, o conselho mais óbvio e, muitas vezes, o mais eficaz. Inclina a cabeça para o lado enquanto sacodes ou puxas ligeiramente a orelha para facilitar a saída da água. Se isto não funcionar, experimenta deitar-te para esse mesmo lado durante alguns minutos.
  2. Faz vácuo com a ajuda da mão
    Apoia a palma da mão sobre a orelha, criando uma "tampa" hermética. Achata e encova a mão várias vezes rapidamente com a cabeça inclinada para fazer e desfazer o vácuo e favorecer a expulsão da água acumulada.
  3. Usa gotas para os ouvidos
    Existem gotas que podem ajudar a amaciar o cerúmen para permitir que a água saia do ouvido, bem como gotas repelentes prescritas que devem ser aplicadas antes da imersão para evitar que entre água nos ouvidos e prevenir, assim, possíveis infeções. Se isto te interessa, mas estás a perguntar-te como evitar que a água te entre nos ouvidos sem teres de fazer uma visita ao médico, sim, uns tampões também serão de grande ajuda e podes adquiri-los em qualquer farmácia.
  4. Usa mais água
    Dizem que "uma cavilha tira outra cavilha" e, neste caso, a água também pode ter o mesmo efeito e ajudar-nos a tirar a que se acumulou. Deita-te de lado e verte água sobre a orelha afetada com um conta-gotas limpo. Após alguns segundos, inclina-te para o lado contrário para que saia toda a água ao mesmo tempo.
  5. Evita usar cotonetes ou produtos não prescritos
    Sei que é tentador, mas deves evitar os cotonetes, já que poderiam provocar o efeito contrário ao que procuramos e acabar por serem prejudiciais para o canal auditivo ou o tímpano. Além disso, não uses água oxigenada, um secador de cabelo a alta temperatura ou outros remédios caseiros duvidosos. Em caso de dúvida, consulta sempre um/a profissional de saúde.