
Confirmado: A posição em que dormes pode ter um impacto significativo na tua saúde
A dor nas costas e no pescoço, em particular, pode ser aliviada mudando a postura em que se dorme. No entanto, também existem alguns requisitos básicos para um sono agradável.
Dicas para um bom ambiente antes de dormir
Sabias que existem alguns aspectos essenciais que podes aplicar facilmente para melhorares o descanso noturno? Estes são:
- Temperatura entre 18 e 21 °C
- Quarto escuro
- Ambiente tranquilo
- Humidade adequada
- Cama suficientemente grande
No entanto, se tiveres desenvolvido hábitos pouco saudáveis ao longo do tempo, como ver televisão ou olhar para o telemóvel mesmo antes de dormir, pode ser útil realizar alguns exercícios de relaxamento antes de ires para a cama. Também é muito relaxante tomar um duche quente ou beber chá uma hora antes de te deitares, e evitar emoções fortes, como ver um filme de terror ou de ação. Os exercícios de respiração ou um passeio também podem ajudar-te a adormecer rapidamente.
Já encontraste a posição correta para dormir?
Provavelmente adormeces sempre na mesma posição. No entanto, deves virar-te e ir mudando de posição durante a noite. Deste modo, evitas exercer demasiada pressão sobre partes concretas do corpo. Se te tiveres habituado a uma posição para dormir que não é saudável, não te preocupes: podes mudá-la! As almofadas adequadas, por exemplo, podem ajudar-te a consegui-lo.
Por que deves dormir de barriga para cima, se possível?
A postura mais saudável para dormir é de barriga para cima, porque alivia a tensão no pescoço e nas costas e não dificulta a respiração. Além disso, o ideal é não utilizar nenhuma almofada. Se isto não te for possível porque te habituaste a elas, opta por uma almofada o mais fina e suave possível. Se quiseres habituar-te a dormir de barriga para cima, experimenta colocar uma almofada de cada lado do teu corpo.
No entanto, se tiveres tendência para ressonar ou tiveres um sono muito leve, pode ser difícil descansar ao pores-te de barriga para cima. Se este for o teu caso, provavelmente sentir-te-ás melhor de lado. No entanto, podes sempre experimentar durante alguns dias para te habituares à nova postura. Se, além disso, puseres uma almofada sob os joelhos, isto aliviará a pressão adicional sobre a coluna vertebral.
Dormir de lado
Se dormes de lado, também proteges as costas e o pescoço, desde que o teu colchão não esteja desgastado. Assegura-te de contar com uma almofada adequada para dormir de lado. Importante: Não te encolhas em posição fetal, já que isto representa um esforço excessivo para as costas e o pescoço. Para te manteres na posição lateral, podes pôr outra almofada na zona das costas. Outra almofada entre os joelhos também aliviará a pressão sobre a pélvis.
Outras dicas para melhorar o sono
A almofada deve coincidir com a posição em que dormes, mas deve ser o mais plana possível, já que qualquer elevação da cabeça representa um esforço para a zona cervical. A flexão perturba as vias nervosas, podendo provocar uma dor permanente. Se sofres de dor de pescoço crónica ou dores de cabeça, experimenta com uma almofada mais plana para comprovar se notas uma melhoria.
Se dormes de bruços e sentes a necessidade de elevar a parte superior do corpo, consulta um médico para avaliar uma revisão da pressão arterial. Isto também se aplica a qualquer outro sintoma que te obrigue a adotar uma determinada postura para dormir.
Também é conveniente dares uma olhada ao colchão. Se estiver deteriorado, deves substituí-lo. Mesmo que aparentemente esteja bom, é aconselhável renová-lo a cada 10 anos. Deixa-te aconselhar por uma loja especializada, já que o colchão adequado para ti dependerá do teu peso e da tua posição ao dormir.