
A batalha do café e do chá matcha
Ao longo da história, houve inúmeras batalhas importantes. No entanto, poucas derivam de um conflito e de uma decisão tão controversa como a resposta à seguinte pergunta: És mais de chá ou de café?
Chegou a hora de escolher um… Ou talvez não, e podemos ser todos amigos. Hoje vamos falar de café e dar-lhe o protagonismo, mas também vamos falar do matcha como o último rei indiscutível do chá.
Não vamos entrar na batalha pelo sabor. Alguns não conseguem com o café, outros não conseguem com o sabor e até com a cor esverdeada do matcha, mas estamos aqui para analisar as suas propriedades, o seu nível de cafeína e até para apurar se um dos dois é mais saudável.
O que tem mais cafeína, o café ou o chá matcha?
Sim, vamos começar pelo prato forte. Uma das dúvidas que rodeia a comparação destes dois produtos é sempre a quantidade de cafeína de um e de outro.
- Uma chávena de café tem cerca de 100-150 mg de cafeína.
- Uma chávena de chá matcha contém 26 mg.
Benefícios
Ambas as bebidas partilham benefícios:
- Poder antioxidante. Sim, têm um grande poder antioxidante. Mas isto, o que significa? Os efeitos antioxidantes contribuem para combater os efeitos do stress oxidativo, causa de danos celulares e envelhecimento. O principal grupo de antioxidantes que contêm são os polifenóis que se encontram, além de no café e no chá, em frutas e legumes. Além disso, cada um, por sua vez, contém outros benefícios antioxidantes. O café possui cafestol e kahweol e o chá matcha, vitamina C e clorofila, que lhe dão a sua característica cor verde. A cafeína, além do seu poder antioxidante, tem outros benefícios.
- Ajudam a manter o peso. Ajudam, mas sem perder de vista que, para manter o peso, devemos consultar um especialista, seguir uma dieta equilibrada e realizar atividade física. Por que é que ajudam a manter o peso? Pelo seu conteúdo em ácido clorogénico, sobretudo no café, pode contribuir para a manutenção do peso normal. Existem suplementos alimentares à base de chá verde com esta indicação, mas é sempre necessário contar com a supervisão de um profissional de saúde. A cafeína contribui para ativar o metabolismo do tecido adiposo, ou seja, a gordura, já que aumenta o gasto de energia e ajuda a metabolizar glucose e gordura. Além da cafeína, cada uma destas bebidas possui ativos que dão suporte à manutenção do peso. O café possui ácido clorogénico (CGA) e o matcha é rico em galato de epigalocatequina (EGCG), uma substância altamente antioxidante.
- Aprimoram o estado de espírito. A cafeína que contêm tanto o chá matcha como o café tem um efeito estimulante que ajuda a aumentar a atenção, a capacidade de reação e a memória.
Mitos e verdades Matcha e Café
- Criam dependência
- Café: Sim, pode gerar dependência. Esta é detetada por dores de cabeça de manhã, falta de concentração sem o café.
- Chá matcha: Tal como com o café, recomenda-se moderar o consumo, sobretudo se, ao tomá-lo, detetarmos fraqueza, já que poderia ocasionar anemia e/ou diarreia.
- Não tomar mais de…
- Café: Segundo a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA), a dose adequada para as pessoas adultas saudáveis é de 400 miligramas de cafeína por dia, equivalente a quatro ou cinco chávenas de café. De facto, devemos ter presente que algumas pessoas devem limitar o seu consumo.
- Chá matcha: Recomenda-se tomar de 2 a 3 chávenas de matcha por dia. E recomenda-se não exceder as 5 chávenas, já que a L-Teanina que contém liberta a cafeína de maneira progressiva, assim que a energia que fornece dura de 1 a 6 horas.
- Insónia…
- Café: Recomenda-se não tomar café a partir das 17h, sobretudo em pessoas que padeçam de problemas de sono. Inclusive, nestes casos, recomenda-se tomá-lo o mais tardar até às 14h. Também não deixemos de lado a opção do descafeinado.
- Chá matcha: Em princípio, o matcha contém L-Teanina que tem efeitos calmantes, o que ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade. O que se recomenda em ambos os casos é que as pessoas com sensibilidade à cafeína não tomem bebidas que a contenham depois das 16h.
- Duração da gravidez
- Café: Não tomar mais de 1 por dia.
- Chá matcha: Não tomar mais de 1 ou 2 chávenas por dia. Em caso de dúvida, recomenda-se consultar um médico.
A nossa especialista opina:
Mar Santamaría é a nossa farmacêutica oficial e, nesta batalha não oficial (e nem sequer batalha), a sua opinião de especialista era mais do que necessária. Mar é farmacêutica especialista em comunicação científica e médica e os seus comentários vão tirar-te de dúvidas e, além disso, poderiam ajudar-te a escolher entre a equipa matcha e a equipa café.
"A cafeína não faz bem a toda a gente: se és muito sensível a esta substância “ativadora”, reduz ou elimina o seu consumo (seja em forma de café ou chá, ainda que neste último o conteúdo desta base xântica seja menor)."
"Pessoas com doenças endócrinas, com hipertensão ou durante a gravidez: é recomendável moderar ao máximo o consumo de bebidas com cafeína."
"Para incorporar substâncias antioxidantes na dieta, não te esqueças de tomar outros alimentos vegetais: muito variados e em cada refeição."
Já os provaste? Qual escolhes? Como gostas de tomá-lo? Falemos de café e chá matcha. Até à próxima!