
O café e suas alternativas saudáveis
O café é uma das bebidas preferidas quando pensamos no pequeno-almoço, em carregar baterias e ter energia para enfrentar o dia com força. Deixando de lado o facto de, por vezes, abusarmos do seu consumo (por norma, recomenda-se não passar das três chávenas diárias), é interessante que conheças alternativas saudáveis e eficazes (e com um bom sabor!) que te poderão ajudar a prescindir da cafeína ou a equilibrar o seu consumo.
Ashwagandha
Origem: O nome, em sânscrito, faz referência ao odor que a raiz desta planta liberta, “aroma de cavalo”. Também conhecida como “Ginseng Indiano”, cresce na Ásia e África e tem importantes virtudes.
Benefícios: Combate o cortisol, a “hormona do stress”, incrementando a resistência do corpo perante situações constantes de tensão. É revitalizante, reforça as defesas, ajuda a dormir melhor, proporcionando um sono reparador, e reequilibra os níveis de glucose no sangue. Se for tomada de forma moderada, também ajuda a aumentar a massa muscular e a força (é um bom complemento ao exercício físico). Finalmente, tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e reduz o risco de padecer de colesterol LDL (mau) e triglicerídeos.
Rhodiola rosea
Origem: Tem outros nomes como “raiz ártica/de ouro” ou “ginseng nórdico”. Ao cortar os seus talos, esta planta liberta um aroma a rosa, daí o seu nome. Cresce em zonas da Europa e Ásia, principalmente.
Benefícios: É utilizada tradicionalmente para aumentar a resistência integral do corpo, tratar o nervosismo e combater estados de fadiga. É uma planta medicinal adaptogénica: regula o funcionamento do organismo a nível físico e mental e melhora o sistema imunitário. Por outro lado, também estimula a memória, a concentração e ajuda a processar melhor a informação. Além disso, ao ser antioxidante, melhora a saúde cardiovascular, já que reduz o dano produzido pelo stress oxidativo. Finalmente, se tiveres problemas de sono ou precisares de equilibrar o açúcar no sangue, a Rhodiola rosea regula ambos os processos.
Ginseng
Origem: É uma raiz originária da Sibéria, noroeste da China ou, o mais comum, Coreia. Há três variedades de ginseng.
Benefícios: O seu contributo principal é no que diz respeito ao fortalecimento do sistema imunitário, à sua ação anti-inflamatória e às suas propriedades antioxidantes. Dá-nos energia, o que se pode traduzir numa reativação cerebral: ideal para uma sustentação prolongada da atividade mental. Contém também vitaminas do grupo B e C e ajuda em processos detox. Também é muito valorizado em tratamentos cosméticos de cuidado da pele (ilumina-a, hidrata-a, dá-lhe elasticidade, oferece minerais, retarda o envelhecimento, etc.) e é reconhecido o seu contributo para melhorar o apetite sexual ou os problemas de disfunção erétil.
Maca
Origem: É um tubérculo da família do nabo, próprio do Peru, também chamado maca peruana, maca andina, maca-maca ou ayak chichira, entre outros. Trata-se de um superalimento afrodisíaco com muitos anos de história.
Benefícios: Tem muitas e diversas propriedades, definindo-se como adaptogénica. Ajuda a estabilizar o estado de ânimo, é muito nutritiva, contribui para mitigar os sintomas da menopausa e inclusive é benéfica para processos cognitivos, concretamente a memória, a concentração e a aprendizagem. Ainda assim, é sobretudo conhecida pelo seu contributo básico ser o de incrementar a energia, tanto em homens como em mulheres, e ser usada como estimulante sexual, já que aumenta a libido e a fertilidade masculina.
Em suma, se queres uma bebida revitalizante, anti-inflamatória ou antioxidante, há mais opções além do café. Desfruta de um bom sabor e de tudo o que estas 4 alternativas te podem oferecer.