
A quercetina e seus benefícios
A quercetina é um bioflavonoide, um pigmento de origem vegetal com propriedades muito apreciadas em medicina, já que é um extrato polivalente que beneficia muito a saúde. Este fitonutriente provém das flores da "acácia-do-japão" (sófora), uma árvore leguminosa (Fabaceae). Não o produzimos no nosso corpo, mas recebemo-lo de maneira externa, em alimentos ou suplementos.
Ingerimo-la muito na dieta, já que está presente maioritariamente em alimentos vegetais como maçãs, alcaparras, cebola roxa, repolho, arandos, uva, tomates, couve-galega, citrinos, brócolos, chicórias, nozes, chá, soja e vinho tinto.
Que benefícios oferece?
A quercetina tem inúmeras propriedades. Os glicosídeos flavonoides são considerados como importantes produtos medicinais para a prevenção ou o tratamento de várias doenças. Realiza uma atividade:
- Antitumoral: previne a propagação de células cancerígenas e o crescimento tumoral, em especial o cancro da próstata.
- Cuidado cardiovascular: melhora a qualidade dos vasos sanguíneos e o fluxo arterial em pessoas com doenças cardíacas.
- Prevenção das cataratas.
- Antioxidante: protege de radicais livres e previne doenças neurológicas. Muito recomendável para os desportistas: mais rendimento e melhor recuperação muscular.
- Reforço do sistema imunitário.
- Proteção face a infeções: tem propriedades antibacterianas, sobretudo no sistema digestivo, respiratório e urinário. Também ajuda contra alguns tipos de vírus.
- Diminuição da pressão arterial elevada (sistólica).
- Redução da inflamação: tanto aguda como crónica, também é antiartrítica.
- Atenuação de complicações da diabetes.
Como ajuda face às alergias?
Um dos principais benefícios da quercetina é que alivia os sintomas da alergia sazonal. Estabiliza os mastócitos da mesma maneira que o fármaco ácido cromoglicico, pelo que se usa para prevenir a libertação de histamina em casos de alergia. Também se sustenta que poderia ajudar a tratar tanto a asma como afeções da pele (menos reação local e vermelhidão) e a bronquite, por ser anti-histamínico. Além disso, a quercetina ajuda face às alergias alimentares. Diminui a reação de hipersensibilidade, assim como controla os níveis de imunoglobulina E.
Coronavírus e quercetina
A molécula da quercetina, segundo um estudo ítalo-espanhol, inibe a proteína 3CL pro, principal responsável por que o vírus se reproduza no corpo. Ainda assim, não tem efetividade como vacina ou tratamento, pelo que é necessária mais investigação antes de oferecer dados conclusivos.
Produtos com quercetina
Já que a quercetina se pode obter mediante suplementos, recomendamos-te os seguintes:
- Solaray Mega Quercetin 60 caps 600 mg: Reforçado com vitamina C, com ingredientes de origem vegetal. É um complemento com propriedades anti-inflamatórias.
- Holofit Quercetina 50 caps: Inibe a secreção de histamina e é anti-inflamatório. Contribui para atenuar alergias.
- Solgar Quercetina Complex 50 caps: Ajuda para as pessoas alérgicas e protege de agentes externos. Contém vitamina C.
- Internature Quercetina 60 caps: Antioxidante e antialérgico. Inclui vitamina C e bromelaína. Beneficioso para eczemas e urticárias alérgicas.
A dose mais comum é de 500 mg por dia, ainda que algumas pessoas cheguem a tomar até 1000 mg por dia. Poderás encontrar a quercetina em forma de suplementos em farmácias, parafarmácias e ervanárias. Igualmente, é importante consultares um médico especialista antes de adquirires o produto.
Referências:
- La quercetina y sus beneficios. Herboristería Alpe.
- Qué es la quercetina y por qué es buena para la salud. El Nacional.
- Therapeutic Potential of Quercetin: New Insights and Perspectives for Human Health. PubMed Central.
- La quercetina, molt més que el teu aliat per a les al·lèrgies!. Ets el que menges.
- Quercetina. Instituto Químico Biológico.
- Coronavirus: qué es la quercetina y qué alimentos la contienen. As.