
O café verde é um produto interessante, diferente e com propriedades muito distintas do café torrado comum. Já conhecemos as suas propriedades, os seus formatos e as suas contraindicações, mas é momento de falar sobre como tomá-lo.
Propriedades e benefícios do café verde
O café verde é conhecido pelas suas propriedades saciantes, queimadoras de gordura e diuréticas. Além disso, favorece a circulação, diminui os níveis de glicose no sangue e ajuda a melhorar a celulite. Se encararmos este produto como um coadjuvante em processos de perda de peso, a primeira coisa que devemos recordar é que o melhor aliado para isso são as dicas básicas de sempre: seguir uma dieta variada e equilibrada e realizar exercício físico de forma regular. Se a estas dicas somarmos a ação do café verde, incrementaremos o resultado, mas sem o anterior o café verde não terá o resultado esperado.
Como devo tomar o café verde?
O principal componente do café verde é o ácido clorogénico, um polifenol com triplo efeito adelgaçante no nosso organismo, já que provoca efeito saciante, bloqueia o mecanismo de libertação de glicose no sangue e tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar a celulite.
Formatos para tomar café verde:
- Infusões de café verde: É a forma mais fácil de preparar se tens café verde natural. Para que o café verde tenha efeito, devemos tomá-lo em suplementos que contenham pelo menos 45% de ácido clorogénico. Se optares por uma infusão a partir do grão de café verde, a sua preparação é a seguinte: coloca água a ferver num tacho até cobrir aproximadamente um dedo com 2 colheres de sopa de grãos de café verde. Deixa repousar durante 15-30 minutos até que inchem. Adiciona uma chávena a mais de água e deixa ferver a infusão 5 minutos em lume brando. Deixa repousar e serve-te. Recomenda-se um máximo de 2 chávenas por dia. Outra forma de preparar a tua infusão é moendo o grão e usando uma cafeteira de êmbolo. Neste caso, as proporções recomendadas são 2 colheres de sopa de café verde moído para obter 2 chávenas de infusão. Coloca água a ferver, adiciona o café moído, coa e serve na chávena.
- Comprimidos: É o formato mais comum e prático para tomar. A maioria das formulações recomenda 2 comprimidos por dia.
- Pastilhas elásticas: É um formato novo e prático que apareceu no mercado. O seu extrato de café verde ajudar-te-á no controlo do apetite. Deves rever sempre as indicações do produto que adquirires, já que entre distintas marcas podem variar as percentagens de composição, mas não se recomenda exceder mais de 6 pastilhas elásticas por dia na maioria deles.
Importante: O que ter em conta antes de tomar?
Ainda que o café verde tenha menos cafeína que o grão de café escuro ou moído, pessoas com cardiopatias ou sensíveis à cafeína, como mulheres grávidas, pacientes com patologias renais ou crianças pequenas, não devem consumi-lo. Como se mencionou anteriormente, os diabéticos não devem abusar dele, já que diminui o açúcar no sangue e a sua combinação com medicação poderia ser perigosa.
Conhecias todos os formatos para tomar café verde? Qual é o teu preferido?