
De certeza que já ouviste falar do ginseng mais do que uma vez. Sabes que é benéfico para o organismo, mas talvez não conheças todas as suas propriedades medicinais em detalhe. Este estimulante completo tem muito para oferecer e, na PromoFarma, explicamos-te tudo o que pode fazer por ti e por melhorar a tua qualidade de vida.
O que é o ginseng?
O ginseng é uma planta da espécie Panax ginseng C.A.Mey que floresce entre junho e julho, oferecendo frutos de cor vermelha. Utiliza-se a sua raiz, que é colhida a partir do sétimo ano após a sua plantação, a partir da qual se obtém o ginseng branco e o vermelho. O ginseng é considerado a planta adaptogénica por excelência, usado há milhares de anos na medicina chinesa. Contém substâncias que aumentam a capacidade de adaptação aos fatores de stress (externos ou internos) e, embora os estudos sobre todas as plantas que compõem este grupo não sejam conclusivos, sabemos que as sinergias entre os componentes que fazem parte destas plantas têm propriedades antioxidantes, metabólicas, imunomoduladoras e servem como tónicos gerais.
Por outro lado, é preciso ter em conta que as plantas adaptogénicas têm contraindicações, pelo que devemos tomar precauções antes de as usar. Podem interagir com medicamentos, pelo que é preciso receber um bom aconselhamento profissional na hora de as utilizar.
É preciso ter presente também que a sua ação é diferente da das substâncias estimulantes como o café ou a teína. Não provocam um esgotamento posterior, dado que não forçam o sistema nervoso central como mecanismo de adaptação ao stress.
Quais são as propriedades e usos do ginseng?
O ginseng contém ginsenosídeos, responsáveis pela maioria das propriedades desta planta. Em função da estrutura das suas moléculas, classificam-se em dois grupos:
- Panaxadiol: relacionado com o desempenho mental.
- Panaxatriol: relacionado com o desempenho físico.
Por esse motivo, favorece o processo de recuperação após o exercício físico e mental. Assim, a raiz contribui para:
- Aumentar o desempenho mental, quer seja melhorando a concentração, a coordenação ou o estado de alerta.
- Combater o cansaço e a fadiga, revigorar o corpo e também beneficiar a função sexual normal (estimula o apetite sexual).
- Apoiar o sistema imunitário e manter um metabolismo normal da glicose e da insulina (indicado pela Agência Europeia de Medicamentos). Também pode ter um efeito calmante, ainda que pareça oposto ao efeito “estimulante”, já que a combinação dos seus constituintes tem este efeito “modulador”.
Quando tomar ginseng?
O ginseng tem, pelas suas características, algumas questões a considerar antes da sua toma. Se for consumido como um complemento alimentar (com aconselhamento prévio para detetar contraindicações), nas doses e tempo recomendados, praticamente não tem efeitos secundários.
Salientamos a importância de consultar um profissional de saúde porque pode ter interações com algum medicamento como os anticoagulantes orais, determinados antidepressivos ou medicação para o açúcar – hipoglicemiantes.
Em caso de hipertensão arterial, insónia ou tendência para o nervosismo também não é recomendado, enquanto que, em caso de gravidez, deve ser descartado totalmente. Como conselho, é melhor tomar os remédios à base de ginseng de manhã, já que senão poderiam manter-te acordado e dificultar o descanso.
Devo tomar ginseng todos os dias?
Em linhas gerais, a resposta é negativa. É muito recomendável o consumo de ginseng no contexto de uma vida saudável: seguindo uma dieta equilibrada, fazendo exercício, etc. Ainda assim, o mais adequado é tomá-lo em momentos pontuais, não durante longas temporadas. Por exemplo, se nos preparamos para um esforço importante, seja físico ou mental.
Não se recomenda tomar ginseng às mulheres no período de amamentação, nem mesmo às crianças.
Por último, é preciso ter presente que, ainda que seja fácil de obter (em cápsulas, comprimidos ou comprando diretamente a raiz), trata-se de um suplemento muito falsificado. Por esse motivo, deve sempre ser adquirido por um canal de venda fiável, como é uma farmácia.