
Dores nas costas durante a gravidez
Ter dores nas costas durante a gravidez é algo que acontece com frequência. É uma dor que irradia para as nádegas e pernas e pode ser semelhante à da ciática. A diferença é que a dor do nervo ciático geralmente afeta apenas um lado do corpo.
A dor lombar durante a gravidez pode mater-se ao longo do tempo ou pode piorar com a atividade. Pode até interferir no sono e afetar a qualidade de vida de uma pessoa grávida. Para a maioria das pessoas, os sintomas desaparecem após o nascimento do filho. Infelizmente, algumas podem sentir dor crónica que permanece mesmo após o parto.
Essa dor geralmente começa no segundo trimestre, mas é possível senti-la antes. Um terço das mulheres grávidas sofrerá de dor lombar severa, o que reduzirá a sua qualidade de vida. Por outro lado, 10% relatam que a dor lombar afeta a sua rotina diária e a sua capacidade de trabalhar.
A seguir, damos-te mais informações sobre o início da dor lombar durante a gravidez, bem como as causas, os sintomas e o tratamento.
Quando começam as dores nas costas na gravidez?
As pesquisas mostram que cerca de 50% das mulheres grávidas sentirão dor lombar durante a gravidez ou no período pós-parto. A dor lombar durante a gravidez pode ser leve ou estar associada a atividades específicas. Para algumas pessoas, pode ser crónica, ou seja, com dor persistente e durante mais de três meses.
Para a maioria das pessoas, a dor lombar começa entre o quinto e o sétimo mês de gravidez, mas para algumas, a dor lombar pode ocorrer antes.
Quais são as causas da dor nas costas?
A dor lombar é multifatorial: afeta várias estruturas corporais na parte inferior do corpo, o que causa dor na parte inferior das costas. Muitas das causas são mudanças reconhecidas e naturais durante a gravidez, incluindo as relacionadas com a postura, a circulação sanguínea, a anatomia e as hormonas. A dor lombar durante a gravidez raramente é grave ou coloca a vida em risco.
Uma teoria sobre a dor lombar na gravidez está relacionada com a instabilidade mecânica da região lombar na coluna lombar e na pélvis. Durante a gravidez, a coluna lombar passa por um processo compensatório chamado lordose, no qual a coluna se ajusta ao centro de gravidade devido ao aumento de peso da gravidez e ao aumento abdominal.
Este processo coloca tensão excessiva nas articulações lombares, discos, ligamentos e músculos. O músculo psoas da anca encurta devido à lordose compensatória, o que aumenta ainda mais a dor lombar.
Por outro lado, as mulheres com histórico de dor lombar ou outros problemas de costas preexistentes parecem ter um risco maior de desenvolver dor lombar durante a gravidez. Além das mudanças no corpo e do histórico de risco, algumas atividades diárias durante a gravidez podem causar movimentos desequilibrados na coluna, na pélvis e nas ancas como resultado das mudanças naturais da gravidez.
Estes podem incluir:
- Caminhar ou correr
- Virar-se na cama
- Flexionar a coluna
- Levantamento de peso
- Subir degraus
Embora seja raro, algumas condições obstétricas, como o aborto espontâneo, os quistos ováricos ou os fibromas uterinos, podem causar dor lombar durante a gravidez. Além disso, a dor lombar também é um sintoma de infeção do trato urinário ou de parto prematuro.
Quais são os sintomas da dor nas costas?
- Uma dor surda, aguda ou ardente na parte inferior ou num lado das costas.
- Pé pendular: incapacidade de levantar a parte frontal do pé ao caminhar.
- Dor semelhante à dor do nervo ciático que irradia para a coxa e a perna: esses sintomas são mais comuns se houver compressão do nervo lombar inferior devido a uma série de condições, incluindo uma hérnia de disco, distensões musculares ou espasmos musculares.
- Dor lombar ao deitar e dormir: a dor lombar que piora à noite está relacionada com um útero em expansão que exerce pressão sobre a veia cava, um vaso sanguíneo importante, e com a congestão dos vasos sanguíneos na pélvis e na região lombar.
O que é recomendado para a dor nas costas durante a gravidez?
O tratamento da dor lombar durante a gravidez dependerá da fase da gravidez, da causa da dor nas costas, de quaisquer fatores agravantes, de condições médicas subjacentes (como diabetes ou pressão arterial alta) e da gravidade dos sintomas.
Ao determinar as opções de tratamento, o médico pode avaliar a postura, a amplitude de movimento, os padrões de marcha (caminhar), a dor nas articulações, os reflexos tendinosos e o grau de curvatura na parte inferior da coluna.
Os objetivos do tratamento incluirão a manutenção dos níveis de função e a redução do desconforto durante a gravidez. O tratamento geralmente envolve fisioterapia e exercício, terapia de frio e calor, correção postural, ajustes para tornar o sono mais confortável, alongamento regular, cuidados quiropráticos, acupuntura e redução do stress com técnicas de meditação.
Fisioterapia e exercício
Recomenda-se realizar exercícios para fortalecer a região lombar e reduzir a dor. O exercício regular pode fortalecer os músculos da parte inferior das costas, aumentar a flexibilidade e reduzir a tensão na coluna. Os exercícios seguros durante a gravidez incluem caminhar, nadar, andar de bicicleta e exercícios aeróbicos de baixo impacto (ou seja, elíptica ou bicicleta estacionária).
Terapia de frio e calor
Aplicar calor e frio nas costas pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez. Recomenda-se usar elementos frios na área dolorida por até 20 minutos várias vezes ao dia. Pode alternar entre quente e frio. Para aplicar calor, utilizar uma almofada térmica na área dolorida. Sempre consultar um profissional de saúde, o qual determinará se esta terapia é a adequada.
Melhorar a postura
Evitar curvar-se para reduzir a tensão na coluna e adotar uma postura adequada ao caminhar, sentar e dormir. Usar um cinto de suporte para a gravidez pode ajudar a melhorar a postura.
Ajustes de sono
A melhor posição para dormir durante a gravidez é do lado esquerdo, porque proporciona a melhor circulação para a mãe e o feto em crescimento. Deitar de barriga para cima pode causar todo o tipo de problemas, incluindo dor nas costas. Também é útil dormir com um ou ambos os joelhos dobrados e usar almofadas de suporte para a gravidez entre os joelhos, atrás das costas e debaixo da barriga em crescimento.
Alongamento regular
Falar com um médico ou fisioterapeuta sobre os exercícios de alongamento seguros que podem ser feitos para fortalecer as costas e os músculos pélvicos.
Quiroprática
Realizado corretamente, o ajuste espinal quiroprático pode ser seguro durante a gravidez. É imprescindível consultar um profissional de saúde se esta opção é segura.
Acupuntura
Os estudos descobriram que a acupuntura é eficaz para aliviar a dor lombar durante a gravidez. A acupuntura é um tipo de terapia de medicina chinesa que usa agulhas finas que são inseridas em certas partes do corpo. Novamente, é importante consultar previamente um profissional de saúde.
Redução de stress
A meditação é uma técnica de redução do stress que pode ser utilizada a qualquer momento e em qualquer lugar. Existem muitas maneiras de praticar a meditação. Uma forma fácil é sentar ou deitar num lugar tranquilo e concentrar-se na respiração. Podes meditar em silêncio ou fazer uso de um programa de áudio. Demonstrou-se que a meditação promove uma resposta biológica que estimula o cérebro a reduzir a libertação de hormonas do stress, o que, por sua vez, reduz a tensão muscular e a dor.
É seguro tomar medicação para a dor nas costas durante a gravidez?
Todas as medicações devem ser usadas com precaução durante a gravidez para reduzir o risco de danos ao feto em crescimento. Mas existem alguns medicamentos que são seguros. Para a dor lombar durante a gravidez, o paracetamol é considerado seguro e é frequentemente administrado como medicamento de primeira linha para tratar todo o tipo de dor durante esse período. Deves consultar sempre o médico antes de iniciar qualquer medicamento, incluindo suplementos e vitaminas.
Quando é que a dor nas costas é considerada preocupante?
Embora algumas dores e desconfortos na parte inferior das costas sejam normais durante a gravidez, haverá casos em que deves comunicar com o obstetra ou outro profissional de saúde.
Comunica com o teu profissional se tiveres os seguintes sintomas:
- Qualquer dor forte nas costas.
- Dor lombar que dura mais de duas semanas.
- Dor lombar acompanhada de cólicas abdominais que pioram gradualmente.
- Dor ou outras dificuldades para urinar.
- Entorpecimento ou formigueiro nas pernas.
- Sangramento vaginal.
- Qualquer fluxo vaginal anormal.
- Febre e/ou arrepios.
Esses sintomas são preocupantes e requerem assistência médica imediata. A dor nas costas durante a gravidez pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro ou uma infeção do trato urinário. Se for acompanhada de sangramento vaginal, febre ou ardor ao urinar, deves comunicar ao médico imediatamente.
A dor nas costas durante a gravidez pode ser desconfortável e frustrante, mas normalmente desaparece após o parto. Consulta o teu profissional antes de começar a fazer exercício e lembra-te sempre de ouvir o teu corpo e interromper as atividades que pioram a dor.