Exercícios de Kegel para homens: rotina de treino

Exercícios de Kegel para homens: rotina de treino

Sabias que os exercícios de Kegel são benéficos tanto para mulheres como para homens?

Esta técnica, que nasceu para corrigir a incontinência urinária após o parto, acabou por se tornar o tratamento de diferentes lesões e patologias, como a ejaculação precoce masculina.

Queres saber que exercícios de Kegel te ajudam a fortalecer o pavimento pélvico masculino? Fica com a nossa rotina de treino!

Benefícios dos exercícios de Kegel para homens

Graças aos exercícios de Kegel, fortalece-se o músculo pubococcígeo, situado no pavimento pélvico (também conhecido como períneo). É o responsável por deter a urina e, no caso dos homens, também controla a ereção e a ejaculação.

Entre os múltiplos benefícios de fazer exercícios de Kegel e manter em forma o pavimento pélvico em homens, encontram-se os seguintes:

  1. Ereções mais duradouras e intensas. A ereção tem origem graças ao enchimento de sangue de uns corpos cavernosos. No entanto, também atuam uma série de músculos que ajudam a controlar a resistência e a sua intensidade. Quanto mais se fortalecem, mais duradouras serão as ereções.
  2. Previnem a ejaculação precoce. Um dos principais motivos que provocam a ejaculação precoce é a incapacidade para controlar o músculo pubococcígeo. Ao exercitá-lo, aumentarás o tempo de resistência e controlarás o quanto ejacular, com o que obterás mais prazer.
  3. Orgasmos mais potentes. A intensidade do orgasmo está relacionada com a força que se pode aplicar sobre o músculo. Ao exercitá-lo, prolongarás o prazer e obterás orgasmos mais fortes.
  4. Previnem a incontinência urinária. Os exercícios de Kegel ajudam a controlar a incontinência da urina, já que, ao trabalhar o músculo, as contrações para evitar as perdas são mais fortes.
  5. Fortalecem a próstata. É o órgão encarregado de enviar o sêmen produzido nas glândulas seminais à uretra, e no seu interior acumula-se a parte mais volumosa do sêmen até que se expulse com força. Se existe uma falta de controlo, não se conterá a saída do sêmen e os orgasmos não serão tão prazerosos.
  6. Previnem os prolapsos. Ao perder força nos músculos, podem dar-se casos de prolapso (descida de algum órgão interno para o exterior). Ao fortalecer os músculos com exercícios de Kegel, ajudamos a que isto não suceda.
  7. Ajudam a voltar à normalidade após uma cirurgia. Após uma operação genital, é importante fazer um período de recuperação e reabilitação, no qual os exercícios de Kegel que o teu médico te recomende serão fundamentais para voltar à normalidade.

Tanto se sofres de uma disfunção como se não, é importante que estes exercícios façam parte da tua rotina diária. São só vantagens!

Como realizar os exercícios de Kegel?

Antes de mais, é importante que localizes o músculo pubococcígeo. Uma das formas mais fáceis de o fazer é contraí-lo para deter a saída da urina durante a micção. O músculo que exerce essa pressão é o que tens de exercitar. Se não consegues dar com ele, repete o exercício uma ou duas vezes até conseguires localizá-lo.

A seguir, tens de identificá-lo numa ereção, mesmo antes de ejacular. Tenta reter o sêmen antes de o expulsar fazendo as mesmas contrações do ponto anterior.

Uma vez que saibas como localizá-lo, já podes começar a fazer os exercícios. Podes ir alternando-os, ou ficar com o que te resulte mais cómodo. Isso sim: recorda que, para que sejam eficazes, é importante que os pratiques diariamente.

Exercício de Kegel básico:

  1. Senta-te na borda da cama ou numa cadeira, separando as pernas ligeiramente e com as mãos nos joelhos. É uma posição que te permitirá ter o pavimento pélvico numa posição relaxada, que te ajudará a identificar e controlar melhor o músculo pubococcígeo.
  2. A seguir, inclina a parte superior do corpo para a frente. Não te deites nem te apoies num encosto, as costas têm de estar ligeiramente inclinadas para a frente e sem nenhum ponto de contacto.
  3. Contrai o pavimento pélvico com a maior intensidade possível, sem chegar a sentir dor. É importante que mantenhas a contração durante uns segundos. Se apertares e soltares rápido, não alcançarás o efeito desejado.
  4. Relaxas os músculos. A seguir, repete o exercício várias vezes seguidas a cada dia.

Exercício de Kegel inverso:

  1. Deita-te de barriga para cima, com o músculo pubococcígeo relaxado.
  2. Coloca-te com as costas coladas à cama ou esteira e mantém as pernas ligeiramente abertas e flexionadas, com a planta do pé sobre a superfície. Nesta posição, contrai-se o músculo pubococcígeo ao mesmo tempo que se eleva a pélvis para exercer força.
  3. Mantém a contração durante uns segundos. A seguir, recupera a posição de relaxamento inicial.
  4. Realiza um mínimo de dez repetições ao dia.

Tanto se escolhes o primeiro exercício como o último, é importante que sejas constante com o teu treino para não perder o teu progresso.

Produtos para complementar os exercícios de Kegel

Se precisas de algo extra na hora de fazer os exercícios de Kegel e te preocupa especialmente o controlo das ejaculações, existem produtos de saúde sexual masculina que te permitem exercitar-te sem teres de tomar medicamentos, sem perderes sensibilidade e sem sofreres de efeitos secundários.

Entre os diferentes produtos de bem-estar íntimo masculino, encontramos os da marca MYHIXEL, para a qual uma equipa de sexólogos profissionais desenvolveu soluções que combinam um dispositivo masturbador com um programa científico gamificado. Como todos os brinquedos sexuais, são fáceis de limpar e estão fabricados com materiais de primeira qualidade. Tens duas propostas:

  1. MYHIXEL MED: desenhado para homens que ejaculam em menos de 3 minutos durante a relação sexual com penetração. Está indicado se é algo que te aconteceu sempre ou desde que iniciaste as relações sexuais.
  2. MYHIXEL TR: para homens que querem melhorar a sua habilidade de controlo da ejaculação porque nem sempre o conseguem. Está indicado se te costuma acontecer em situações pontuais relacionadas com stress ou ansiedade, ou se já controlas quando chegar ao clímax, mas estás à procura de ferramentas com as quais desfrutar mais e melhor do sexo.

Ambos os produtos combinam com a app MYHIXEL Play, uma aplicação com um programa científico personalizado que te ajuda a controlar os aspetos físicos e mentais que intervêm na ejaculação. E, claro, tudo isto tem lugar num ambiente seguro e protegido, onde os dados dos utilizadores são completamente anónimos.

Outra opção muito interessante e acessível são os ovos masturbadores de Tenga. No seu interior, contêm um entrançado de estrias ou pontinhos (em função do modelo), e são úteis tanto para te divertires mais como em terapia sexual.

Seja qual for a tua necessidade, os brinquedos sexuais são um grande complemento aos exercícios de Kegel, já que são muito eficazes na hora de aprender a controlar quando ejacular de forma natural.

Conhecias os masturbadores terapêuticos? Fazes exercícios Kegel para desfrutar ao máximo do sexo? Esperamos por ti nos comentários!