
Se estás à espera de um bebé, certamente que o que mais te preocupa neste momento é a saúde do seu correto desenvolvimento. Portanto, é lógico que queiras assegurar-te de que os cosméticos que usas no teu dia a dia não representam um risco.
O uso de proteção solar é sempre aconselhável para prevenir as queimaduras, o fotoenvelhecimento prematuro da pele, o aparecimento de manchas indesejadas e, no pior dos casos, o cancro de pele. Como terás adivinhado, a gravidez não é uma exceção. Durante este período é necessária uma proteção maior contra os efeitos nocivos do sol.
Queres saber porquê e como fazê-lo da melhor forma? Spoiler: As temidas manchas solares!
Por que aparecem manchas na pele durante a gravidez?
A gravidez supõe uma autêntica revolução hormonal no corpo que afeta de diferentes formas. Uma delas é o aparecimento de melasma ou cloasma, um tipo de hiperpigmentação da pele que pode surgir devido ao aumento significativo dos níveis de estrogénios, progesterona e, por conseguinte, da produção de melanina, somado a uma exposição solar sem proteção. O melasma manifesta-se principalmente na testa, nas maçãs do rosto, sobre o lábio superior ou noutras zonas expostas ao sol, como os ombros.
Ainda que se trate de algo meramente estético e que tende a desaparecer uns meses depois de dares à luz, o risco de que volte a aparecer é alto, pelo que te pode interessar adquirir um bom protetor solar facial antimanchas, tanto para preveni-las como para ajudar no seu tratamento.
Como escolher um protetor solar adequado para grávidas?
A gama de cremes que existe é tão ampla que te pode parecer impossível saber escolher o mais adequado. Por isso, aqui ficam algumas recomendações para facilitar um pouco a escolha:
- Assegura-te de escolher um fotoprotetor SPF 30 ou, melhor ainda, superior, e de amplo espectro. E, claro, lembra-te de usá-lo sempre (sim, também em dias nublados!) e reaplicá-lo com frequência para que não perca eficácia.
- Opta por filtros físicos em vez de químicos. Existe controvérsia em torno de que certos ingredientes químicos comuns em cremes solares (como o homosalato, a oxibenzona, o octocrileno e a avobenzona) possam atuar como disruptores endócrinos. Para maior tranquilidade, podes optar por um protetor solar mineral livre de nanopartículas: terás a certeza de que é seguro, igualmente eficaz e, além disso, respeitador do meio ambiente.
- Atenção com os cremes solares com tratamento! Alguns ingredientes como o ácido salicílico são geniais para peles oleosas e acneicas, mas os especialistas desaconselham-nos porque poderiam ser prejudiciais para o feto. Se a tua pele tem necessidades específicas e te surgirem dúvidas, o teu dermatologista saberá recomendar-te a melhor opção para ti.
Marcas de protetor solar para grávidas
Tanto se procuras um protetor solar corporal para grávidas como se estás a pensar em comprar um facial, tens muitos entre os quais escolher para proteger a tua pele do sol durante esta fase da tua vida. Algumas das marcas mais populares são:
- Isdin: Oferece inúmeras opções, inclusive filtros físicos como o fotoprotetor Fusion Fluid mineral SPF50.
- La Roche Posay: Especializada em peles sensíveis, conta com a linha Anthelios XL.
- Heliocare: Referência em proteção solar, coloca à tua disposição a sua completa gama 360º.
- Bioderma: Conta com Photoderm Láser SPF50+, recomendado especificamente para zonas hiperpigmentadas localizadas e cicatrizes.
- Sol de Ibiza: Para quem prefere cosmética natural e bio, e que além disso vem em embalagem sustentável.
Lembra-te que é fundamental aplicares proteção solar diariamente, e especialmente durante a gravidez. Se ainda não te habituaste a usá-la, nunca é demasiado tarde para começar. Adquire já a tua!