Sabias que existem diferentes tipos de colagénio?

Sabias que existem diferentes tipos de colagénio?

O colagénio e a sua importância

O colagénio é uma proteína, a mais abundante no corpo humano, que forma fibras criando um tecido conjuntivo. O colagénio é produzido, entre outras células, pelos fibroblastos, as células principais no tecido conjuntivo. Principalmente, o colagénio dá força e elasticidade a vários órgãos do tecido conjuntivo. O colagénio vai-se renovando durante a vida. Assim, nos ossos dura até um ano e na pele 5 meses.

Mas sabias que não dura para sempre e, por isso, aparecem os sinais de envelhecimento na pele? Com o passar do tempo, a formação de colagénio deteriora-se, perdendo espessura e elasticidade. Deste modo, produzem-se problemas articulares e reumáticos e, por parte da pele, aumenta a flacidez e formação de rugas. É por isso que a partir de certa idade pode ajudar o uso de produtos com colagénio. Por outro lado, sabias que existem diferentes tipos?

Tipos de colagénio segundo a sua fonte

Na realidade, existem muitos tipos distintos de colagénio, que se dividem em 4 fontes fundamentais. As diferentes fontes de colagénio dividem-se nos diferentes usos que lhe queiramos dar a este produto:

  1. Colagénio sintetizado: Criado em laboratório, de patente japonesa e em forma de pó.
  2. Colagénio marinho: O mais habitual, procede das espinhas e da pele de peixe. Outra origem pode ser derivada das algas (não animal). Das fucus e laminárias extraem-se proteínas que se processam mediante processos bioquímicos e se hidrolisam para diminuir o peso molecular das mesmas.
  3. Colagénio terrestre: O mais comum, já que o colagénio é uma proteína estrutural do reino animal. Provém fundamentalmente do colagénio hidrolisado do esterno do frango e está em forma de pó.

Além disto, não só existem alimentos que fornecem colagénio quando os ingerimos. Outros facilitam a sua síntese dentro do nosso próprio organismo pelo seu aporte em determinadas vitaminas e/ou minerais:

  • Os alimentos que fornecem vitamina C.
  • Os alimentos que fornecem enxofre.

Não obstante, a fonte primordial de colagénio por via oral nos alimentos é a gelatina de origem animal da medula óssea e a carne magra.

O colagénio com magnésio: Para que precisamos de magnésio?

Como já sabemos, a pele ao estar exposta a diversos fatores externos e com o passar do tempo perde as suas características naturais, exigindo da nossa parte tratamentos nutritivos, hidratantes e reafirmantes que garantam um tecido cutâneo ótimo. A pele pode beneficiar da incorporação de um suplemento à base de magnésio com colagénio, já que estes componentes são necessários para a formação de colagénio dentro do corpo. Contribuiremos para dar mais elasticidade à pele.

  • O magnésio é fundamental para a criação de proteínas, sendo o colagénio uma proteína. Graças à presença de magnésio no nosso organismo, podemos garantir uma musculatura saudável e um sistema ósseo resistente, evitando possíveis problemas de articulações.
  • A ingestão de suplementos ricos em magnésio e colagénio demonstrou um benefício direto na pele e nas articulações. O consumo de magnésio e colagénio pode contribuir para manter articulações jovens, resistentes, lubrificadas e com maior flexibilidade perante determinados movimentos. A sua função principal é a conservação e preservação do tecido cartilaginoso, sempre junto a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

Se procuras um complemento alimentar que cuide da aparência da tua pele e da saúde das tuas articulações, pensa na nutricosmética: opta por um suplemento de magnésio com colagénio. Em caso de qualquer dúvida, consulta sempre um profissional de saúde que te aconselhará sobre a suplementação mais adequada.